Campo Grande tem 425 pessoas com Parkinson atendidas pelo município; confira benefícios que pacientes têm direito
Foram apresentadas formas de lidar e identificar a doença, além de benefícios desconhecidos para os acometidos
Gabriel Neves –
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (11), audiência pública para discutir e conscientizar a população sobre a Doença de Parkinson, na Câmara Municipal de Campo Grande. A audiência faz parte do projeto ‘Abril da Tulipa Vermelha’, aprovado no ano passado.
No local, foi discutido e apresentados diversos assuntos relacionados à doença, como identificação, cuidados e direitos concedidos àqueles que sofrem com a doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, cerca de 425 pessoas são atendidas pelo poder público municipal da Capital.
José Mauro também pontuou alguns direitos à pessoas que sofrem de Parkinson, muitas vezes desconhecidos:
- Dispensação de medicamentos;
- Auxilio doença;
- Aposentadoria;
- Acréscimo de 25% na aposentadoria, caso haja dependência de familiar;
- Isenção de impostos;
- Passagens gratuitas em ônibus;
- Isenção de 30% de impostos na compra de veículo e outros.
Também presente, estava o autor do projeto ‘Abril da Tulipa Vermelha’, vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), que perdeu o pai no ano passado devido a complicações causadas pelo Parkinson.
Guerreiro explica que o projeto é importante porque apresenta a doença para os idosos e também seus familiares, que muitas vezes não sabem lidar com isso no dia-a-dia. O vereador também pontua a importância de fazer com que os idosos que sofre com Parkinson tenha ajuda para evitar um isolamento onde ele mesmo se insere diante a amigos e familiares com medo ou vergonha da doença.
Durante a audiência, ocorreu uma apresentação musical e palestras com diversos profissionais da saúde, que abordaram diferentes faces da doença, além de explicar formar de lidar com a mesma.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.