A exemplo da logística implantada em no combate à covid-19, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) criou grupo técnico para integrar estratégias de enfrentamento à varíola dos macacos. Até agora, o Estado já confirmou 10 infecções da doença, que entrou no radar de alerta do setor de saúde.

“O trabalho que desenvolvemos na pandemia da covid-19 foi uma excelente experiência que nos preparou para qualquer tipo de enfrentamento. Novamente, vamos subsidiar de forma técnica todas as ações, tanto a secretaria de Estado, quanto os secretários municipais”, explica o coronel Marcello Fraiha, assessor militar da SES, que vai coordenar o trabalho.

De acordo com ele, ontem (11) secretários de saúde dos 79 municípios já se reuniram com técnicos da SES para discutir o assunto. Além de emitir comunicado de risco para todas as cidades, com orientações de como agir com a doença, o grupo implantou sala de digitação para gerenciar informações e compartilhar boletins epidemiológicos, e qualificou profissionais de saúde para lidar com os pacientes.

“Eles tiveram duas webs aulas de manejo e conduta para lidar com vírus. Também disponibilizamos uma biblioteca virtual com informações compartilhadas”, pontua o coronel.

Na próxima semana, campanha publicitária com informações à população também começa a ser veiculada nas mídias sociais. “Já foi autorizada essa divulgação”, completou.

Agora, além dos cuidados básicos com a doença, como o distanciamento entre pessoas, a principal recomendação é a testagem. “A partir do surgimento de sintomas que caracterizem a possibilidade de infecção é preciso buscar imediatamente qualquer unidade de saúde. O teste é importante para que tenhamos rapidamente a testagem e o isolamento se for o caso”, finalizou Fraiha.

Ontem (11), boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que Mato Grosso do Sul tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos. A morte do rapaz de 31 anos, que estava internado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) com sintomas da doença, ainda segue em investigação.

Conforme o boletim, somente em agosto foram 19 da doença. Do total de confirmações da varíola dos macacos, oito são em Campo Grande, um de e um em Itaquiraí. Todos os pacientes são homens, em sua maioria com entre 20 e 29 anos. Os outros infectados somam 30% com idade entre 30 e 39 anos e 20% com idade 40 a 49 anos.

Todos os infectados apresentaram erupções cutâneas, 80% apresentaram linfonodos pelo corpo e 70% tiveram febre. Os pacientes com a confirmação da Monkeypox estão isolados. Seguem em investigação 18 casos. Em todo o Brasil, são mais de 2.415 casos confirmados e apenas uma morte, em Minas Gerais.