Após a solicitação por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria subir 144% no período de um mês em Dourados, o município deverá abrir dez novos leitos de UTI voltados para tratamento de pacientes com covid-19.

O anúncio foi realizado pele prefeito Alan Guedes, nesta segunda-feira (31). Segundo o chefe do executivo, a solicitação dos leitos passou de 140 em dezembro de 2021 para 342 em janeiro de 2022, fator principal para a abertura dos novos leitos.

O maior aumento está na faixa etária de maiores de 60 anos, principalmente naqueles que têm comorbidades. Além disso, a doença afetou também crianças, a demanda por leitos de UTI pediátrica subiu em 250%, passando de 2 para 7 em um mês. 

Atualmente o município conta com 10 leitos de UTI contratualizados no Hospital Evangélico e, a expectativa é que até o fim de semana outros 10 leitos no sejam ativados. A contratação dos profissionais ficou a cargo da (Fundação de Saúde de ). A ativação dos leitos custa ao município uma média de R$ 840 mil ao mês.