Com baixa cobertura vacinal contra em crianças de todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado decidiu fornecer incentivo financeiro para que as prefeituras criem estratégias para imunizar os pequenos. Só em , em 8 dias de vacinação liberada para crianças de 3 a 4 anos, apenas 3% do público-alvo foi imunizado. Em todo o Estado, crianças de 5 a 11 anos vacinadas somam apenas 5% de todo o público que já poderia ter sido imunizado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, o baixo alcance da campanha de imunização contra Covid nas crianças motiva apelos diários aos pais e responsáveis. E como os pedidos parecem não estar surtindo efeito, o Governo decidiu encaminhar R$ 5 mil para cada sala de vacinação dos municípios.

Os valores, que serão enviados para os municípios e que depois destinarão para as salas de vacinação, devem ser usados na aplicação de estratégias para fazer a chamada busca ativa até as crianças.

“Fizemos esse pacto e cada sala de vacinação do Estado receberá R$ 5 mil. Cada município vai definir sua estratégia. Pensamos que em algumas cidades como Tacuru, por exemplo, o valor seja usado para busca ativa em fazendas, assim o município pode ir até quem ainda não se vacinou”, disse Britto.

Outro exemplo citado pelo secretário é ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, que na maioria das cidades funciona em horário comercial com intervalo para o almoço. O recurso, se assim o município decidir, poderia ser usado para custear hora extra dos funcionários.

A SES-MS também orienta que as prefeituras cheguem aos pais das crianças por meio das escolas, encaminhando pedido de autorização para que os responsáveis levem seus filhos para vacinar.