Oito dias após o início da vacinação contra a -19 para crianças de 3 a 4 anos, somente 3,5% do público alvo foi imunizado em . Com a baixa procura, o setor de saúde pública está em alerta e traça estratégias para melhorar o desempenho de proteção dos pequenos.

Segundo levantamento da (Secretaria Municipal de Saúde), é de 25.800 o total de crianças aptas a tomar o imunizante da Coronavac, autorizado pela (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na semana passada, no entanto, até a manhã desta quarta-feira (27), apenas 910 crianças nessa faixa etária tinham recebido a dose.

“É importante que pais, tios, avós e responsáveis nos ajudem e levem as crianças. A vacina é segura e salva”, comentou o secretário estadual de saúde, Flávio Britto.

Como estratégia para melhorar os números, o Governo aposta em campanhas de conscientização e, recentemente, lançou o programa “Vacina Mais”, que vai repassar ajuda financeira de R$ 5 mil às Secretarias Municipais para custear os plantões e horas extras dos trabalhadores de saúde, designados nas salas de imunização.

“Outra alternativa é que os municípios vacinem nas escolas  e creches”, aponta o secretário.

Na semana passada, o secretário de saúde de Campo Grande já havia alertado sobre recusa de pais em vacinarem os filhos contra a covid-19. “ É uma geração de pais vacinados e filhos desprotegidos”, comentou.

Ontem (26), Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontou que, na última semana, Mato grosso do Sul registrou 26 motes e 2.607 novos casos da covid-19, evidenciando tendência de aumento da propagação da doença no Estado.

Agora, chega a 562.332 o total de sul-mato-grossenses que já foram infectados com a doença desde o início da pandemia. A média móvel de casos é 372,4 nos últimos sete dias. Já o número de mortes atingiu 10.707, com média móvel de 3,7 na semana.

O calendário de vacinação contra Covid para crianças de 3 a 5 anos em Campo Grande será realizada em todas as unidades de saúde e na Clínica Escola da UFMS. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.