Cobras apreendidas em Campo Grande são recebidas em ‘santuário’ de animais exóticos

Animais foram resgatados na casa de acusado de aplicar golpes do consórcio em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação

Após serem apreendidas em operação da polícia civil nesta sexta-feira (21), as duas cobras Lampropeltis californiae, mais conhecidas como cobra-real californiana, e um lagarto Gecko, foram encaminhadas para o biotério da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para passar por exames clínicos e laboratoriais.

Conforme a bióloga e médica veterinária, professora Dra. Paula Helena Santa Rita, os animais exóticos foram resgatados em ‘péssimas condições’ e exames também devem indicar se animais possuem chip de registro.

A doutora explica que, antes de adquirir uma espécie exótica, o morador deve sempre verificar quais são permitidos serem comercializados, para tê-lo de forma legal. Para saber isso, basta consultar a lista do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

“A partir do momento que tenho um animal exótico, preciso saber quais são as necessidades básicas desses animais, não posso comprar um animal que eu não conheça o comportamento, a biologia, alimentação, porque se não você coloca esse animal em situação de maus-tratos”, pontuou a doutora.

Os animais foram encontrados em caixas sem a menor condição de higiene e condição nutricional, disse a médica veterinária.

Na semana passada, o Biotério da UCDB também recebeu uma cobra píton, já que o dono não possuía o registro do animal. O Biotério cuida de mais de 20 animais exóticos (répteis e mamíferos) que foram apreendidos pela polícia militar ambiental.

Operação apreendeu cobras

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (21), em Campo Grande, em cumprimento de mandados da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) contra quadrilha do falso consórcio

Segundo a polícia, o homem, que não teve a identidade revelada, foi preso em casa no Bairro Estrela Park. Na casa, os policiais encontraram 20 munições deflagradas, além de contratos dos golpes aplicados em diversas vítimas. Também foram apreendidas duas cobras-rei e um papagaio. O autor ainda tinha um espaço para a criação de cobras. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada para levar os animais.

O homem também foi autuado por furto de energia, já que ‘gatos’ foram encontrados na residência.

Conteúdos relacionados