A semana será de tempo firme e céu aberto em Mato Grosso do Sul, conforme a previsão do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com chuvas rápidas isoladas, típicas da estação de verão. O tempo seco também deve predominar, duas cidades do Estado registram os menores índices de umidade relativa do ar do Brasil. O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para cuidado com a saúde.

O monitoramento leva em consideração as maiores temperaturas e acumulado de chuvas registradas nas últimas 24 horas e os horários. Conforme os valores, a cidade de Três Lagoas está em 10° no ranking nacional de baixa umidade do ar, em grau de alerta, com apenas 25%. Em seguida, está Rio Brilhante, com 29%. deve registrar em média de 40 a 50%. 

Vale ressaltar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal para saúde é de valores em média de 60% no índice de umidade relativa do ar. Abaixo desse valor, o clima favorece problemas respiratórios, como rinite, asma, irritação na garganta ou nariz, ressecamento da pele e problemas cardíacos.

A recomendação para evitar o desconforto é ingerir bastante líquido, principalmente água, evitar exposição nos horários em que o sol está mais intenso (das 9h às 16h), evitar praticar exercício físico de esforço e lavar o nariz com o soro fisiológico.

Aquecimento diurno

O Cemtec divulgou a previsão do tempo para a semana. O clima típico de verão deve proporcionar chances de pancadas de chuva com tempestades bem isoladas nas regiões centro-norte, sudoeste e pantaneira devido ao aquecimento diurno para segunda (14) e terça-feira (15).

O tempo deve ficar instável entre quarta (16) e quinta-feira (17) quando a disponibilidade de umidade combinada ao aquecimento diurno e ao avanço de um cavado aumenta a chance de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades que podem vir acompanhadas de raios rajadas de vento e eventual queda de granizo.