Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem chuvas abaixo da média histórica e 19 cidades em seca extrema; veja lista

De acordo com o relatório, fevereiro registrou valores 75% abaixo da média
Arquivo -
umidade do ar baixa
Tempo continuará seco nos próximos dias (Foto: Macros Ermínio/Jornal Midiamax)

O monitoramento mensal das secas realizado pelo (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) demonstra que o mês de fevereiro deste ano apresentou chuvas abaixo da média histórica em grande parte dos municípios de

De acordo com o relatório, fevereiro registrou valores 75% abaixo da média de chuvas acumuladas, que variaram entre 0 a 120 milímetros. Os números são decorrentes da atuação de massa de ar seco e quente. 

No entanto, municípios da região do extremo norte tiveram chuva acima da média, com variação de 120 a 180 milímetros devido a passagem de umidade aliada ao aquecimento diurno. Além disso, a passagem de frente fria favorece os acumulados de chuva nesta região. 

Conforme os dados de precipitação acumulada do mês de fevereiro, os municípios de Água Clara e Paranaíba tiveram chuvas acima de 100 milímetros por mês. Confira:

 

Ao comparar com o cenário do mês de janeiro, houve avanço da seca grave nas regiões centro e no sudoeste, a seca extrema. Por outro lado, no nordeste de Mato Grosso do Sul houve recuo da seca excepcional e extrema, por conta das chuvas acima da média. 

Também foi feita uma análise dos municípios do Estado mais afetados pela seca. A cidade de Aparecida do Taboado foi atingida pela seca excepcional na intensidade máxima, de nível 6. Já os municípios de Anastácio, Antônio João, , Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, , Selvíria e Três Lagoas foram classificados como afetados pela seca extrema, de nível 5. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Buscas por arma usada para atirar contra carro acaba em confronto com a PM e um morto em Campo Grande 

Xô, frio!

truck

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

trump

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

terremoto

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Últimas Notícias

Polícia

Morto em acidente de ônibus na BR-262, idoso viaja para conhecer a neta recém-nascida  

Uma médica morreu no acidente

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Itália ‘fecha portas’ para descendentes e deputados se ofendem

Abadiânia pós-João O tempo mostrou o efeito devastador de uma economia de pequena cidade quase totalmente dependente de uma figura famosa. Abadiânia, entre Brasília e Goiânia, foi por muitos anos o palco do turismo religioso internacional no Estado, graças às atividades do médium João de Deus. Após a repercussão das dezenas de denúncias de assédio … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1868 –  Governo de MT torna obrigatória a vacinação

O presidente da província de Mato Grosso, Barão de Aguapey, através da sanção da lei 574, de 16 de junho de 1868, torna obrigatória a vacinação em Cuiabá, nos seguintes termos: Artigo 1º -Nenhuma pessoa, ainda mesmo com residência temporária dentro da município da Capital, é isenta da vacina, Excetuam-se desta regra: § 1° – … Continued

Sem Categoria

Após ser atropelada em Fátima do Sul, mulher morre em hospital de Dourados

A vítima foi atingida por uma motocicleta enquanto atravessava a rua