Chuva de meteoros Leônidas atinge pico nesta quinta-feira; Veja como assistir em MS

Show de luzes no céu poderá ser visto sem uso de telescópio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva de meteoros
Fenômeno acontece todos o anos (Foto: Reprodução)

Evento marcado todos os anos para novembro, a Chuva de Meteoros Leônidas atinge seu pico entre esta quinta-feira (17) e sexta (18) e, se o tempo ajudar, poderá ser vista em Mato Grosso do Sul.

Mais que somente ‘estrelas cadentes’, os meteoros são originados do cometa 55P/ Tempel-Tuttle, de cerca de 3,6 quilômetros de largura, que orbita o sol.

Ele demora 33 anos para dar uma volta completa no sol uma vez, mas conforme ele corta o espaço, trilhas de detritos vão ficando para trás. O Tempel chegou pela última vez a aproximação mais próxima do sol em 1998 e voltará novamente em 2031.‎

‎São esses detritos espaciais que interagem com a atmosfera terrestre e criam a chuva de meteoros Leônidas, que geralmente acontece a cada mês de novembro, e atinge picos no meio do mês.

Então, todos os anos à Terra passa por essas trilhas de destroços, o que faz com que os pedaços colidam com nossa atmosfera onde eles se desintegram para criar listras ardentes e coloridas no céu.‎

Como observar a chuva de meteoros?

O fenômeno espacial fica na constelação de Leão (por isso o nome Leônidas) e especialistas dizem que a melhor hora para observação da chuva de meteoros é durante a madrugada.

Levando em conta que neste mês a constelação leonina está nascendo um pouco antes do amanhecer, esse é o melhor horário para ver uma maior quantidade de meteoros (e fazer mais desejos).

Além disso, a boa notícia é que a chuva de meteoros pode ser vista sem ou com uso de equipamentos astronômicos, como binóculos ou telescópios.

Conteúdos relacionados