Dois eventos astronômicos muito esperados por quem gosta de observar o céu são previstos para este : a de meteoros Draconídeas e a Lua do Caçador. Ambos os fenômenos poderão ser observados em Mato Grosso do Sul.

A chuva de meteoros Draconídeas estará no auge nos dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo). Não deve ser uma chuva muito ‘agitada', uma vez que deve ter 10 meteoros por hora, porém, será muito difícil observá-la, por ser mais fraca. Além disso, a Lua Cheia pode atrapalhar a observação.

Um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) são úteis para apontar a posição dos objetos e mostrar os melhores horários de visibilidade em sua região.

Falando em Lua, a ‘Lua do Caçador' poderá ser vista no domingo (9), a partir das 17h54min. O nome é dado à primeira lua cheia de outubro, a primeira após a ‘Lua da Colheita'. Acredita-se que ela marcava o melhor momento para a caça.

Show de luzes esperado para outubro

A chuva de meteoros ou de estrelas Oriônidas é relativamente famosa por seu brilho e velocidade. Esses meteoroides viajam a cerca de 66 quilômetros por segundo. Serão até 30 meteoros por hora. Poderá ser facilmente vista em qualquer parte do Brasil durante a madrugada e deve aparecer próximo à Constelação de Órion.

Apesar do auge ocorrer no dia 21 de outubro, segundo a Nasa, porém, o fenômeno está ativo desde o dia 26 de setembro – o que significa que os meteoros dessa chuva entraram na atmosfera terrestre nesta data e devem seguir assim até 22 de novembro.

A chuva de Oriônidas também é um dos chuveiros (este é o termo usado) considerados os mais bonitos do ano. Isso porque, de acordo com a Nasa, a velocidade dos meteoros pode deixar rastros brilhantes no céu, que duram por minutos e, às vezes, também se transformam em bolas de fogo, causando explosões prolongadas de luz no Espaço.