Nesta quinta-feira (30), autoridades se reunirão em cerimônia no auditório da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), para comemorar os 40 anos da de MS.

A cerimônia comemorativa homenageará 40 pessoas que contribuíram com a história da instituição, com a presença de autoridades, parlamentares, pesquisadores, defensoras e defensores públicos da ativa e aposentados. 

Conforme a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, as quatro décadas marcam o avanço da instituição ao longo dos anos na expansão dos atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade: de maneira presencial, nas unidades; remota, com a plataforma digital; e móvel, com a Van dos Direitos.

Além das cinco unidades da instituição na Capital, o atendimento da Defensoria Pública nos Fáceis General Osório e Guaicurus é mais uma inovação lançada pela atual Administração Superior. As unidades foram inauguradas em novembro e dezembro de 2021, respectivamente, em parceria firmada com o Governo do Estado, por meio da SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização).

Os novos pontos ganharam a adesão da população e registram o atendimento de, aproximadamente, 500 famílias todos os meses.

Conforme a defensora pública-geral, “o objetivo, desde o início, é o de descentralizar os serviços oferecidos e proporcionar mais agilidade no atendimento à população usuária dos serviços da instituição, que não consegue se dirigir às unidades do Centro”.

Desde o início do atendimento móvel com a Van dos Direitos, no ano passado (2021), a Defensoria Pública de MS realizou busca ativa para prestar um atendimento efetivo às pessoas que estão em situação de rua, de noite e de madrugada. Está, ainda, presente constantemente nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de outras regiões de difícil acesso.

No período de um ano de funcionamento foram realizadas pouco mais de 100 eventos com a Van dos Direitos na Capital e interior do Estado.

A solenidade acontece a partir das 18h desta quinta-feira (30).