Casos de dengue aumentam e Dourados é incluída em lista de alerta vermelho

CCZ orienta população da maior cidade do interior de MS para cuidados com a doença
| 20/05/2022
- 07:49
Casos de dengue aumentam e Dourados é incluída em lista de alerta vermelho
CCZ volta a fazer alerta sobre a doença em Dourados (Fotos: Eliel Oliveira)

O número de casos notificados e confirmados de dengue no município de tem aumentado nas últimas semanas. Até o último dia 18, foram 944 notificações com 482 resultados positivos e outros 321 esperando resultados, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), confirmados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)

Em menos de cinco meses completos, conforme levantamentos, o número de casos confirmados já é quase cinco vezes maior que todo ano de 2021. O aumento nos casos confirmados de dengue se acentuou a partir de março. Nos dois primeiros meses do ano, foram 47 notificações, com apenas 20 confirmados.

Apenas em abril, segundo informações da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), foram 208 testes positivos para doença em universo de 411 notificações. Em maio, até o dia 18, último registrado no atual boletim, foram 224 notificações, com 86 casos confirmados.

Dengue alerta 1. JPG - Casos de dengue aumentam e Dourados é incluída em lista de alerta vermelho
Agente da saúde, durante coleta de do mosquito transmissor da dengue

“Estamos intensificando nossas ações de educação em saúde através de panfletagens, orientações em entrevistas em rádios, rede de televisão, e principalmente durante as visitas domiciliares”, explica Luís Carlos Luciano Júnior, médico veterinário e coordenador do CCZ.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o boletim divulgado pela SES, foram contabilizados neste ano 14.164 casos possíveis de dengue. Diante desse quadro, Dourados aparece na lista de municípios com bandeira vermelha, considerando a taxa de 330,8 para casa 100 mil habitantes.

Veja também

Energisa chegou a ser acionada, mas afirma que não pode fazer os reparos por defeito de responsabilidade dos moradores

Últimas notícias