Mesmo com o aumento dos casos de em Campo Grande e maior fluxo de pacientes nas unidades de saúde, o município ainda não cogita a possibilidade da obrigatoriedade do uso de máscaras.

De acordo com o secretário-adjunto da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rogério Souto, o município ainda não está cogitando a possibilidade, apesar do aumento dos casos na Capital. O uso do equipamento de biossegurança individual segue sendo exigido em: transporte coletivo, transporte rodoviário [embarque de ônibus na rodoviária] e em hospitais (públicos e privados) ou unidades de saúde.

“Desde o final do ano passado, os nossos números estão mostrando um aumento nos casos de influenza. Tem aumento dos casos de covid, mas ele ainda não refletiu nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de graves internações. Nosso índice de vacinação é muito bom”, disse.

O Secretário também adianta que, se os casos tiverem um grande aumento, tudo pode mudar e futuras novas regras podem ser estabelecidas.

“A gente acompanha dados, nossa vigilância sempre está monitorando e nos informando a todo momento. Sempre estamos revendo os nossos decretos, mas por enquanto ainda não existe a previsão”, explicou.

Covid em Mato Grosso do Sul

Em apenas cinco dias, Mato Grosso do Sul registrou 1.980 novos casos confirmados de Covid-19. O total é 384% maior do que a quantidade de casos novos registrados na semana passada em relação à anterior.

Apesar do aumento de notificações, a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) monitora uma nova onda da doença no Estado e diz que nesse momento não é possível descartar ou confirmar que haverá uma nova onda.

No último boletim divulgado pela SES no dia 24 de maio, tinha 532.048 casos confirmados da doença. Painel do revela que até a tarde deste domingo (29), o Estado tem um total de 534.028, aumento de 1.980 casos no intervalo de cinco dias. Média de 396 novos registros por dia.

Em relação aos óbitos, os dados federais não mostram nenhuma nova morte em relação ao boletim estadual da semana passada. Desde o início da pandemia foram 10.565 mil mortes em Mato Grosso do Sul