MS tem quase 2 mil novos casos de covid em 5 dias e SES-MS monitora possível nova onda
Frio e aumento da testagem são explicação para maior número de casos de covid, justifica Saúde de MS
Aliny Mary Dias –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em apenas cinco dias, Mato Grosso do Sul registrou 1.980 novos casos confirmados de Covid-19. O total é 384% maior do que a quantidade de casos novos registrados na semana passada em relação à anterior. Apesar do aumento de notificações, a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) monitora uma nova onda da doença no Estado e diz que nesse momento não é possível descartar ou confirmar que haverá uma nova onda.
No último boletim divulgado pela SES no dia 24 de maio, Mato Grosso do Sul tinha 532.048 casos confirmados da doença. Painel do Ministério da Saúde revela que até a tarde deste domingo (29), o Estado tem um total de 534.028, aumento de 1.980 casos no intervalo de cinco dias. Média de 396 novos registros por dia.
Em relação aos óbitos, os dados federais não mostram nenhuma nova morte em relação ao boletim estadual da semana passada. Desde o início da pandemia foram 10.565 mil mortes em Mato Grosso do Sul.
Gerente técnica de Influenza e doenças respiratórias da SES-MS, Livia de Mello disse ao Jornal Midiamax que o aumento vem sendo monitorado pela secretaria nos 79 municípios do Estado e que desde a última semana de abril já se identificou um avanço da doença.
“Os números mostram aumento de positividade, mas é importante destacar que não estamos em uma nova onda porque aumento de casos em uma ou duas semanas não representa tendência de nova onda”, explica.
A gerente afirma que o período do outono, que derruba as temperaturas em meio a estiagem, e o aumento da testagem são os responsáveis por mais casos notificados no Estado.
“Do final de abril até julho nós temos um período sazonal de aumento de circulação de todos os vírus respiratórios, incluindo a Covid-19. Precisamos estar atentos e manter todas as medidas de prevenção”.
A secretaria orienta que todo morador com sintoma de doença respiratória procure a unidade de saúde mais próxima para se testar. A SES reforça que não há falta de testes no Estado.
Mesmo com o aumento de notificações, a ocupação de leitos nos hospitais segue estável e isso, segundo os especialistas, demonstra que a maioria dos casos são leves. A menor gravidade dos casos é também consequência do avanço da vacinação no Estado. Do início da vacinação até agora, MS tem 5,7 milhões de doses aplicadas.
Vacinação de adolescentes
Aberta para adolescentes de 12 a 17 anos, a vacinação da terceira dose reforço contra a covid não tem alta procura em Campo Grande nesta segunda-feira (30).
A terceira dose está aberta para todos de 12 a 17 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses. Imunocomprometidos acima dos 18 anos que tenham tomado a dose 2 há 28 dias também podem se vacinar.
Confira abaixo o calendário completo de imunização:
*Matéria atualizada às 12h11 para atualização de informação a pedido da SES-MS.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.