Casa do Artesão já tem 60% das obras de revitalização concluídas

Ao todo, serão R$ 2,2 milhões investidos em melhorias no prédio que tem mais de 40 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Casa do artesão fica no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Calógeras. (Foto: Governo MS)

Cerca de 60% do cronograma de revitalização da Casa do Artesão de Campo Grande já foram concluídos pelo Governo do Estado. Ao todo, serão R$ 2,2 milhões investidos em melhorias no prédio que tem mais de 40 anos e ajuda a contar a história da arte e cultura sul-mato-grossense.

Pelo projeto, o novo espaço terá espaços mais ágeis e preparados para receber os visitantes, com copa para funcionários, estoque, almoxarifado e lavanderia separados. Também está prevista a instalação de um elevador de acessibilidade, requalificação das calçadas e mudança na escada para atender normas de acessibilidade.

“Podemos dizer que 60% do trabalho já foi concluído, na próxima semana já termina a restauração das fachadas e finaliza a cobertura. Na parte interna já começou a restauração das paredes”, explica a arquiteta da Fundação Estadual de Cultura, Cláudia La Picirelli de Arruda.

História da Casa do Artesão

Situada em um prédio centenário de Campo Grande, a Casa do Artesão sempre atuou na comercialização do artesanato de Mato Grosso do Sul. Como ponto turístico, recebe visitantes de todo o mundo que buscam a originalidade e a beleza de peças criadas com matérias-primas e inspiração sul-mato-grossense.

A sede foi construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. Foi a primeira sede do Banco do Brasil (cujo cofre é uma das atrações do local), comércio e autarquia pública.

A inauguração do espaço como Casa do Artesão ocorreu em 1º de setembro de 1975. Após restauração e revitalização, o local foi reinaugurado em 1990. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual. A Casa do Artesão fica na avenida Calógeras, nº 2050, Centro.

Conteúdos relacionados

seca