A 2ª edição do Campão Cultural – Festival de Arte, Cidadania e Diversidade começará neste sábado (8) com programação até o dia 15 de outubro, próximo sábado. Conforme a organização, ao todo, foram R$ 8 milhões de investimentos com todos os artistas e a estrutura para o evento.

Para 2022, alguns diferenciais foram destacados, como o fato do Campão não se concentrar apenas na Esplanada Rodoviária e se espalhar pelos bairros de . Conforme a organização, haverá um “Circuito Comunidade” para que as atividades culturais cheguem aos locais mais carentes da Capital.

Confira a programação deste sábado:

10h  DANÇA 

Exp na rua – Grupo Expressão de Rua (MS)

Local: Calçadão da Barão 

Rua Barão do Rio Branco, nº 1261  

Classificação indicativa: livre

Sinopse: A rua é espaço de encontros, desejos e movimentos. Em algum lugar em cada micromundo pessoas se reúnem para mover corpos e sonhos. Caminham, se olham, fazem seus corres, dançam, se esquivam, disputam o próximo passo, rebolam, ocupam os lugares e criam os seus movimentos. Juntas e separadas elas gritam por uma que ocupa e festeja a cidade democraticamente.

Ficha técnica: Intérpretes criadores: Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Fernanda Calixto, Jackeline Mourão, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Romel Vilalba, Tarso Fernandez e Yara Maria I Direção: Reginaldo Borges e Jackeline Mourão I Criação Trilha Sonora: Reginaldo Borges

15h

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

KUÑA PORÃ – MATRIARCAS KAIOWÁ E GUARANI

0(MS, Documentário – 23 minutos)

Direção: Fabiana Assis Fernandes e Daniela Jorge João

Classificação indicativa: Livre 

Sinopse: Kuña Porã: Matriarcas Kaiowá e Guarani é um documentário de escuta, amor e resistência!!! Idealizado e concebido totalmente em conjunto com suas protagonistas, busca promover a produção crítica e documental em torno dos processos de empoderamento e alteridade feminina das mulheres Kaiowá e Guarani nos espaços que compõe o imaginário social de suas aldeias e acampamentos na região do cone sul de . São vozes de lideranças, entre elas, parteiras, rezadoras, artesãs, agentes de saúde, professoras, que expressam através dos relatos de suas lutas coletivas e práticas cotidianas quem são estas mulheres e quais são suas posturas diante dos diálogos interculturais na reivindicação dos seus direitos a partir da especificidade de ser mulher Kaiowá e Guarani.

15h30

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA  – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

MEDIDA PROVISÓRIA

(Brasil, Ficção – 01h 34m)

Direção: Lázaro Ramos

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Neste apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o em 2011.

Curadoria: Abdução Filmes

17h30

LITERATURA

Mesa Redonda

Caminhos da Literatura LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul

Mediador: Jander Gomez

Debatedores: Arthur Andrade Bellini, Alessandra Coelho e Fábio Gondim

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

18h 

CIRCO

O Circo do Bolachinha – New York Cirkus (MS)

Local: Praça do Portal da Lagoa 

Rua Eugênia da Costa Lima

Sinopse:  A originalidade do tradicional circo de lona de Mato Grosso do Sul num espetáculo a céu aberto, contando com atrações que divertem e permitem ao público adulto retornar ao seu lado criança, enquanto que a magia do circo é passada às gerações mais novas. O público do II Campão Cultural poderá apreciar um espetáculo de mágica, palhaçaria, contorcionismo com bambolês, resgatando e mantendo o legado circense da tradicional Família Perez.  

Ficha técnica: Direção, dramaturgia  e figurinos::  New York Cirkus | Elenco: Wagner Perez, Arthur Perez, Manuella Perez, Isabel Perez, Júlio Bulaty, Alessandro Silva | Operação de som e Luz: Nayara Gimenes dos Santos Perez | Fotografia: Tiago Ribeiro

19h

DANÇA 

Minhas pinceladas dançam… – Grupo Funk-se (MS)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000 

Sinopse: “minhas pinceladas dançam…investiga e aponta direções do universo criativo do artista plástico mato-grossense Humberto Espíndola. O que o move para a desconstrução dos elementos típicos da cultura pecuária de sua terra/habitat, os signos utilizados para retratar sua crítica social, seus devaneios e inspirações. Quando se observa o acervo artístico do artista; suas diversas fases e seu processo criativo, uma coisa nos chama atenção: a vigorosa energia de suas cores e pinceladas. Como se estivesse inebriado pelas múltiplas inspirações e pelo desejo de colocar para fora seus anseios, opiniões e sentimentos, a sua pintura é inquieta, revolta e inconformista como um corpo dançante num êxtase provocado por um punch de guitarra. Espíndola nos passa movimento por suas telas…suas pinceladas dançam.

Ficha técnica: Concepção, direção e figurinos: Edson Clair I Assistente de direção/ensaiador: Ariel Ribeiro I Criação de cenário: Natália Gameiro ICriação de luz: Leonardo Lopes I Criação de imagens/vídeo mapping: Natacha e Sol Ztt I Criação de trilha sonora: Wesley Silveira I Pesquisadora: Bruna Nogueira I Criação de arte: Pedro Souza I Fotografia: Malcolm Carvalho I Vídeo: Bruno Loiácono I Realização: Espaço FNK I Elenco: Ariel Ribeiro, Beatriz Ramos, Lanna Chaves, Emily Ferreira, Kleiton Medina, Leonardo Miyahira

19h30

LITERATURA

Lançamento do Livro 

Adrianna Alberti – “Em Busca da Rainha do Ignoto: a mulher e a transgressão no fantástico

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

19h30 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Local: Palco da Esplanada

Esplanada Ferroviária – Avenida Calógeras, nº 5045

MÚSICA

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Avenida Calógeras, nº 5045 

  • 20h30 – Top Samba
  • 21h40 – Péricles (SP)

23h30

NOITE DO SAMBA

Vitrine Shows

Rua Brilhante, 2128 

  • Sampri
  • Chokito
  • Banda Du Bibi
  • Juci Ibanez
  • Gideão Dias
  • Cristiano Negão

Confira as atrações dos demais dias:

Domingo, 9 de outubro

  • Pitty
  • Nando Reis

Segunda-feira, 10 de outubro

  • Silva
  • Olodum

Terça-feira, 11 de outubro

  • Roberta Miranda

Quinta-feira, 13 de outubro

  • Ludmilla
  • MC Tha

Sexta-feira, 14 de outubro

  • Supercombo
  • Drik Barbosa
  • MV Bill
  • Rashid

Sábado, 15 de outubro

  • Marina Peralta
  • Baiana System
  • KL Jay
  • Thaíde