A temperatura em Corumbá passou dos 40°C nesta quinta-feira (10). De acordo com o Cemtec/MS, o município registrou a maior temperatura do Estado, seguido por Maracaju onde a máxima chegou aos 39,1°C. Além do calor, a umidade relativa do ar está abaixo dos 25%.

Em Aquidauana o calor chegou a 39°C e em Água Clara a 38,4°C. Em Campo Grande a temperatura chega aos 35°C e praticamente todas as cidades do Estado tiveram temperatura acima disso.

Segundo o Cemtec/MS com o clima com valores acima de 35°C e UR abaixo de 21% em grande parte do estado, é necessário se atentar ao risco de incêndios florestais, principalmente nas regiões pantaneira e norte do estado.

Recomenda-se para a população, beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, geralmente entre às 14 e 16 horas.

Chegada da frente fria

Apesar do calor, o clima deve mudar no Estado ainda nesta quinta-feira (10). Todo o Estado está em alerta de tempestade com previsão de temporal, ventania e até chuva de granizo.

O período mais crítico será entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (11), onde rajadas de ventos podem atingir 60 quilômetros por hora, com acumulado de chuva de 50 milímetros no dia.