O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para clima seco devido à atuação de uma massa de ar em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (24). A mantém variação de 20 a 40%, principalmente na região centro-norte do Estado.

Conforme a previsão, não há probabilidade de chuvas para o Estado até o dia 9 de julho. Esta situação meteorológica ocorre devido à atuação de massas de ar seco em MS. Durante este período são observadas grandes amplitudes térmicas e, também, é comum ocorrer altas temperaturas e baixos valores de umidade relativa do ar, deixando o ambiente atmosférico em condições propícias para a ocorrência dos incêndios florestais.

Assim, o calor deve predominar nos primeiros dias do inverno, com valores médios de até 26°C no primeiro período e até 22°C no segundo período, principalmente nas regiões norte, bolsão e Pantanal.

Recomendações para baixa umidade do ar

As orientações para este período são: ingerir bastante água, evitar ao sol em horários de amplitude, como das 9h às 16h, assim como evitar esforço físico durante a exposição ao calor.