O número de autuações por conta da utilização do celular ao volante subiu nos primeiros meses de 2022 em Mato Grosso do Sul. Levantamento do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) aponta um aumento de 35,7% entre os meses de janeiro a abril deste ano em comparação ao ano passado.

De acordo com a diretora de para o do Detran, Elijane Coelho, o dado é preocupante. “Parece que as pessoas estão cada vez mais impactadas pelo tempo e pela pressa. Vivem com os olhos no celular e isso mesmo quando estão dirigindo”, afirmou.

Os números foram divulgados no início do Maio Amarelo, que busca proteger a vida no trânsito por meio da conscientização. Para Coelho, o celular pode ser um dos grandes vilões da segurança viária, pois tira totalmente o foco e a atenção do motorista. “Para nós, traz o mesmo efeito de dirigir sob efeito de bebida alcoólica”, complementou.

Os números revelam ainda que o número de casos é muito maior na Capital do que nas cidades do interior. Enquanto os municípios juntos contabilizam 5.365 infrações no período de janeiro a abril deste ano, a Capital é campeã com 6.052 casos.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido e a infração é considerada gravíssima, com de R$ 293.47 e aplicação de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).