Ariranhas estranham e perseguem atletas no rio Paraguai durante competição

Equipe de segurança conseguir intervir antes de ataque no Eco Pantanal Extremo, em Corumbá

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ariranhas
Atletas fugindo das ariranhas (Foto: Diário Corumbaense)

Dois competidores foram perseguidos por ariranhas que apareceram no trecho de percurso durante a prova de natação do Eco Pantanal Extremo, no rio Paraguai, em Corumbá, nesta terça-feira (15).

As duas ariranhas estranharam a presença dos atletas, que não são do Estado, e começaram a persegui-los. O diretor-presidente da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá), Luciano Silva de Oliveira, disse ao Diário Corumbaense que o fato aconteceu por volta das 8h e 9h.

“Os competidores estavam completando a prova, quando percebemos que as ariranhas estavam muito próximas deles. De imediato as embarcações que faziam o acompanhamento se aproximaram e espantaram os animais”.

ariranha
Embarcação espantou ariranhas (Foto: Diário Corumbaense)

Animais agressivos

Embarcações da Marinha do Brasil e do 3° Grupamento dos Bombeiros de Corumbá deram apoio e segurança durante a prova. Um dos barcos ficou com o giroflex ligado para manter as ariranhas distantes.

Com os sinais luminosos e sonoros, os animais desistiram da perseguição e retornaram para o lado oposto do rio. Não houve feridos ou ataque, embora a espécie seja agressiva quando se sente ameaçada.

Os animas são vistos com frequência no Porto de Corumbá. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), as ariranhas estão ameaçadas de extinção desde 2016, por risco de vulnerabilidade e está no Livro Vermelho da instituição.

Conteúdos relacionados