Após greve de professores em Campo Grande, escolas anunciam reposição de aula neste sábado
Ainda não foi divulgado novo calendário de reposição das aulas
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino, escolas municipais anunciaram, nesta sexta-feira (9), que a reposição de uma das aulas será neste sábado (10). A Semed (Secretaria Municipal de Educação) ainda não divulgou novo calendário com as datas definidas para a reposição.
Conforme o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, a Semed pode ter definido junto às escolas a reposição para esse sábado. “Procede, porém, não foi definido com a ACP. Não fomos comunicados”, disse.
Ainda segundo o presidente do sindicato, foi enviado um ofício convocando uma reunião para discutir a respeito da reposição, mas categoria não foi atendida. Anteriormente, Nobre disse que quem define as reposições é a Semed, mas que calendário deveria ser em comum acordo com os professores através do sindicato.
A Semed havia definido um calendário de reposição com base no encerramento da greve no dia 9 de dezembro, sexta-feira. Porém, com a decisão da categoria de encerrar o movimento um dia antes, o calendário sofrerá alterações.
Algumas escolas municipais utilizaram as redes sociais para comunicar os pais sobre a reposição deste sábado. “Atenção senhores pais e responsáveis! Informamos que sábado dia 10/12 teremos aula com horário de sexta-feira. É muito importante que seu filho (a) participe dessa reposição de aula”, disse a Escola Municipal Azira Anache.
A Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado também fez publicação. A reportagem procurou a Semed questionando sobre o calendário de reposição de aula, mas até o fechamento do material, não havia se posicionado.
Fim da greve
Após rodada de discussões e votação na sede da ACP, professores da rede municipal de ensino decidiram pelo fim da greve a partir de sexta-feira (9). Desde o dia 2, parte dos professores deixou de trabalhar como maneira de reivindicar reajuste salarial de 10%, índice retroativo que está previsto em lei.
Na quinta-feira (8), os profissionais da educação continuaram sem trabalhar com cronograma de atividades durante todo o dia. Se forem recebidos pela prefeita na tarde de hoje, retornarão à sede do sindicato na manhã de quinta-feira, para apreciar eventual nova proposta do Município. Caso não consigam um novo encontro com Prefeitura, participarão da sessão na Câmara Municipal.
Já na tarde de quinta-feira, os professores fizeram ação e panfletagem nas escolas durante votação para definir os novos diretores das unidades.
Pelo que ficou definido em assembleia, em tese, as aulas retornariam na sexta-feira (9), no entanto, por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo, o dia será considerado ponto facultativo, com dispensa dos estudantes.
Na segunda-feira (12), os professores voltam a se reunir para deliberar sobre a continuidade ou não da greve.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.