Após fim de campanha, mais 2,8 mil crianças se vacinaram contra a pólio em Campo Grande
Vacinados somam 27%, cobertura considerada baixa para uma população de 57 mil pessoas de 1 a 4 anos
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quase uma semana após o fim da campanha contra a poliomielite no país, Campo Grande segue com a vacinação e mais 2,8 mil crianças foram imunizadas. As doses da vacina seguem disponíveis em todas as unidades de saúde.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), durante a semana os pais ou responsáveis podem encontrar dose em todas as 73 unidades de saúde, sendo que em 43 delas o funcionamento é em horário estendido.
Para incentivar a vacinação e orientar os pais, a secretaria promove plantões. “Além disso, estão ocorrendo plantões aos sábados e ações itinerantes em shoppings e escolas infantis. A procura nas unidades continua sendo baixa”, disse à reportagem.
Do público alvo, que soma 57 mil pessoas de 1 a 4 anos, apenas 12.177 mil receberam a dose até o último dia da campanha, que se encerrou no dia 30 de setembro, o que representava cerca de 21,3% da meta. Agora, o atual levantamento mostra que são 15.069, que soma 27% de crianças imunizadas.
Vacinação no país
Pelo menos 500 mil crianças no País não foram vacinadas contra a poliomielite. Esse número alto de pessoas sem proteção contra a doença levou a Opas (Organização Panamericana de Saúde) a incluir o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da infecção.
De acordo com a Opas, braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) na América Latina, as baixas taxas de vacinação nesses países são um perigo para todo o continente. A região não registra um único caso da doença desde 1994.
O Brasil, que já teve uma cobertura de 95% da vacina da poliomielite, atualmente registra uma das mais baixas de sua história, 67%.
O que é a poliomielite
Conforme o Ministério da Sáude, a poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.