Após fim de campanha, mais 2,8 mil crianças se vacinaram contra a pólio em Campo Grande

Vacinados somam 27%, cobertura considerada baixa para uma população de 57 mil pessoas de 1 a 4 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
poliomielite
Prefeitura mantém vacinação nas UBSs (Foto: Agência Brasil)

Quase uma semana após o fim da campanha contra a poliomielite no país, Campo Grande segue com a vacinação e mais 2,8 mil crianças foram imunizadas. As doses da vacina seguem disponíveis em todas as unidades de saúde.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), durante a semana os pais ou responsáveis podem encontrar dose em todas as 73 unidades de saúde, sendo que em 43 delas o funcionamento é em horário estendido.

Para incentivar a vacinação e orientar os pais, a secretaria promove plantões. “Além disso, estão ocorrendo plantões aos sábados e ações itinerantes em shoppings e escolas infantis. A procura nas unidades continua sendo baixa”, disse à reportagem.

Do público alvo, que soma 57 mil pessoas de 1 a 4 anos, apenas 12.177 mil receberam a dose até o último dia da campanha, que se encerrou no dia 30 de setembro, o que representava cerca de 21,3% da meta. Agora, o atual levantamento mostra que são 15.069, que soma 27% de crianças imunizadas.

Vacinação no país

Pelo menos 500 mil crianças no País não foram vacinadas contra a poliomielite. Esse número alto de pessoas sem proteção contra a doença levou a Opas (Organização Panamericana de Saúde) a incluir o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da infecção.

De acordo com a Opas, braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) na América Latina, as baixas taxas de vacinação nesses países são um perigo para todo o continente. A região não registra um único caso da doença desde 1994.

O Brasil, que já teve uma cobertura de 95% da vacina da poliomielite, atualmente registra uma das mais baixas de sua história, 67%.

O que é a poliomielite

Conforme o Ministério da Sáude, a poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Conteúdos relacionados