Apesar de Black Friday, vendas no mês de novembro recuaram 1,5% em MS, diz IBGE
Especialista avaliou que volume de vendas foi abaixo do esperado no período
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta sexta-feira (14), a Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de novembro de 2021. A pesquisa mostrou que, apesar da Black Friday, as vendas no mês de novembro recuaram 1,5%.
Conforme o informativo, o estudo produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
O volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense recuou 1,5% na passagem de outubro para novembro, após o aumento de 1,7% em outubro. Entre as Unidades da Federação, MS teve a 7ª menor variação. Na série sem ajuste sazonal, as vendas do varejo avançaram 0,2% frente a novembro de 2020. O acumulado no ano foi a 5,8%. O acumulado em 12 meses no estado foi de 5,8% em novembro, ante 6,5% em outubro, sinalizando redução no ritmo das vendas.
“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 0,4%, após cair 1,1% no mês anterior. Frente a novembro de 2020, houve avanço de 4,9%. No ano, o varejo ampliado acumula alta de 12% e, em doze meses, as vendas subiram 11,9%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.