Aos 100 anos, morre André Ragalzi penúltimo pracinha em MS

André Ragalzi, residente de Jardim, foi combatente na Segunda Guerra Mundial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
André Ragalzi completaria 101 anos em novembro. (Foto: Sd. Queiroz/ Exército Brasileiro)

Faleceu aos 100 anos, André Ragalzi, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial que morava em Jardim, a 237 km de Campo Grande. A morte ocorreu na última quinta-feira (29) e a causa não divulgada.

Em nota, a ANVFEB/MS (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira) afirmou que o falecimento de André é uma perda irreparável e que, dos quase mil pracinhas de Mato Grosso do Sul que acompanharam a FEB (Força Expedicionária Brasileira), resta um soldado remanescente do grupo, atualmente com mais de cem anos de idade.

André Ragalzi nasceu em 30 de novembro de 1921, em Aquidauana, e ingressou no Exército em 1944, no 1º Esquadrão do 10º Regimento de Cavalaria, de Bela Vista. Em julho do mesmo ano, embarcou em um navio de transporte dos EUA, no 1º escalão da FEB, em direção à Itália. Lutou contra os nazistas até o fim da Segunda Guerra Mundial e retornou para o Brasil em julho de 1945.

Recebeu o título de “ex-combatente” em 1967, de acordo com a Lei nº 5.315. André Ragalzi deixa a viúva, onze filhos, vinte netos e vinte e quatro bisnetos.

Velório e Sepultamento

O velório de André Ragalzi será realizado nesta sexta-feira (30), a partir das 6 horas na Capela da Pax Universal, em Aquidauana. O sepultamento será na tarde de hoje, no Cemitério do Centro da Cidade, também em Aquidauana.

Conteúdos relacionados

Vacinação criança