Antecipado para 2021, como fica a situação dos trabalhadores no feriado de Santo Antônio?

Quem trabalhou em 2021 tem direito à folga ou indenização? E quem folgou, trabalha normalmente?
| 10/06/2022
- 10:15
Brasil
Centro de Campo Grande. Foto: Arquivo Midiamax

O Dia de Santo Antônio, nesta próxima segunda-feira (13), não será considerado feriado em Campo Grande. Isso porque a foi antecipada para março de 2021 como forma de ajudar a conter o avanço dos casos de Covid que crescia na data.

Porém, alguns serviços, principalmente os de gêneros alimentícios (mercados), postos de combustíveis e farmácias não pararam. Neste caso, existem duas situações: quem trabalhou em 2021 durante a folga antecipada pode receber em dobro se trabalhar, ganhar folga compensatória ou acumular banco de horas.

Agora, se em 2021 a pessoa trabalhou e recebeu em dobro ou depois compensou, deverá trabalhar normalmente nesta segunda (13) porque já foi compensada ano passado. "Isso é importante destacar para a pessoa não cobrar as empresas achando que tem que receber de novo", ponderou a advogada Camila Marques, presidente da Comissão de Trabalhista da OAB-MS.

E quem folgou em 2021?

Para quem não trabalhou em 2021, que contempla a maioria dos setores, a situação é mais simples. Como o Dia de Santo Antônio em Campo Grande em 2022 não será considerado feriado, essas pessoas trabalham normalmente sem a necessidade de qualquer compensação, já que folgaram na antecipação de 2021.

Veja também

Em meio a temores por uma recessão internacional e a tensões internas no Brasil, o...

Últimas notícias