A Agesa (Armazéns Gerais Alfandegados de Mato Grosso do Sul) foi a melhor colocada no processo de licitação para controle do Porto Seco de , o principal e mais movimentado do Estado. O resultado da concorrência nº 1/2022 da foi publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União.

A empresa que já administrava o porto há 30, seguirá a frente na administração até a nova licitação seja finalizada. Conforme o edital, foram definidas algumas exigências de adequação do movimento comercial, bem como a criação de uma estrutura modal mais eficiente para o transporte ferroviário.

Pelo processo, a atual estrutura precisará passar de 29 mil m² para 100 mil m².

O secretário da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, destacou que o Porto Seco de Corumbá é fundamental para o processo de importação e exportação Brasil – Bolívia.

“São cerca de 700 caminhões por dia. A Receita Federal fez um processo permitindo que a Agesa participasse e oferecesse o local dela. Agora nós inserimos uma lógica na época que o Porto Seco deveria ter um ramal ferroviário”, acrescentou.

*Matéria editada em 18/04/2023 para correção de informação.