A (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu, na sexta-feira (23), certificação operacional ao Aeroporto de Bonito, em Mato Grosso do Sul, que após melhorias permitirá pousos durante o mau tempo.

Conforme o superintendente Viário da (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Derick Machado, o aeroporto passa da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento). Para se adequar às normas exigidas pela ANAC, o local passou por reformas no Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios (SCI), além da readequação da faixa preparada e faixa de pista que somam quase R$ 1,5 milhão de investimentos.

A nova categoria evita cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas, acabando com situações como as registradas de janeiro a agosto deste ano, em que 13 voos foram cancelados por conta do mau tempo em . “Nesses casos, as aeronaves alternam para e os passageiros seguem viagem de ônibus/vans”, acrescentou Derick.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a certificação possibilita que outras companhias aéreas operem em , ampliando o número de turistas no maior destino do ecoturismo mundial. “Os investimentos que fizemos no aeroporto permite maior segurança nas operações, evitando cancelamentos e, consequentemente, atraindo novos voos”, pontuou.

A certificação foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.