Movimentação estranha de luzes no céu do centro de Campo Grande chamou a atenção de morador, que gravou vídeo e enviou para o Jornal Midiamax.

Conforme o músico Rafael de Barros Siqueira, que mora em um apartamento na Rua 14 de Julho, as luzes chamaram sua atenção, por volta meia-noite desta quarta-feira (23). “Eram 4 feixes de luz e, logo depois que comecei a filmar, consegui visualizar apenas 3. Eles ficaram aproximadamente 5 minutos a minha vista”, relata.

O morador que filmou as luzes acredita tê-las visto pousando, mas o movimento delas o deixou em dúvida. “Acredito que seja algum treinamento na região próxima ao aeroporto, porém as luzes não deixaram ter certeza do que era. A sincronia , proximidade de um com o outro e movimento dos mesmos deixou um pouco intrigado”, detalha.

Para o físico e conselheiro do Clube de Carls Sagan da (Universidade Federal de ), Thiago Valério, as características das luzes são semelhantes a de helicópteros ou até mesmo de drones. “Dá para perceber que esses objetos emitem uma luz contínua como um tipo de farol e uma luz em forma de pulso como um tipo de sinalização, podemos ver essas características em helicópteros ou até mesmo em drones”, explicou.

Então, o especialista em astronomia conclui que são duas possibilidades. “É preciso consultar para ver se estava tendo alguma operação militar ou de fiscalização de transito nesta região da cidade. Uma outra possibilidade, também, pode ser que a pessoa que realizou a filmagem esteja na frente de um vidro e que luzes sejam de objetos dentro do ambiente em que ela esta sendo assim refletidos nesse vidro”, concluiu.

Procurada pela reportagem, a FAB (Forças Aéreas Brasileiras) não informou se havia treinamento militar na região no horário citado na reportagem. 

Veja o vídeo:

 

Observações frequentes em MS

É comum moradores de Mato Grosso do Sul observarem fenômenos astronômicos ou até mesmo luzes estranhas nos céus. No último dia 5 de maio, por exemplo, foi possível observar chuva com até 38 meteoros por hora.

Movimento de luzes em formato circular semelhante ao registrado nesta quinta-feira havia sido registrado em novembro do ano passado por moradores de Corumbá e Ladário. Na ocasião, foi constatado ser uma chuva de meteoros, que não são fenômenos raros e são vistos com frequência quando o céu está limpo.

Em outubro do ano passado, luzes estranhas foram vistas no céu de Campo Grande, na região do Jardim centro-oeste. Na ocasião, o monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan, da Casa da Ciência UFMS, Dener Augusto, afirmou que a explicação mais provável para as luzes vistas pelos moradores seria chuva de meteoros.

Em setembro, uma sequência de luzes no céu intrigou moradores de bairros como Mata do Jacinto, Santo Amaro, Jardim Imá, Vila Nasser e Tiradentes registraram a aparição do ‘trenzinho' de luzes. No caso, tratava-se de uma frota com 60 minisatélites lançados pela empresa americana Starlink.

Viu algo  estranho no céu? Fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.