UTIs covid continuam superlotadas e ocupação chega a 106% nesta terça-feira em MS
Estado registra índices acima de 100% desde o dia 17 de março
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o fim das medidas restritivas que duraram 10 dias em Mato Grosso do Sul, a taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid volta a subir e chegou a 106% na manhã desta terça-feira (06), conforme o painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Isso significa que a rede hospitalar do Estado está operando além da capacidade de atendimento. São 609 pacientes internados com covid para 575 vagas, ou seja, 34 a mais que os hospitais suportam.
A situação é tão crítica que até mesmo UTIs para demais casos estão em nível de alerta. Dessa forma, 841 das 953 vagas para casos graves estão ocupadas, o que representa um total de 88% de ocupação.
Mato Grosso do Sul está desde o dia 17 de março com ocupação acima dos 100% e com fila de espera para internação em leitos SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e covid. Na segunda-feira (05), a SES informou que havia 135 pacientes aguardando liberar uma vaga em todo o Estado.
Raio-x por região
Porém, devido a questões de logística e demanda, algumas cidades apresentam quadros piores como é o caso de Campo Grande. A capital sul-mato-grossense registra superlotação de 107,5% nos leitos críticos para pacientes com covid. Isso significa que a rede hospitalar do município tem 25 pacientes além da capacidade de 332 vagas.
Em Aquidauana, o sistema de saúde também enfrenta colapso. Nesta terça-feira, o painel Mais Saúde indica que a taxa de ocupação de leitos UTI covid no município estão em 112%. Em Sidrolândia, o índice bateu a marca de 200%, ou seja, está com o dobro de pacientes que os hospitais suportam.
Na segunda maior rede de leitos UTI covid de MS, em Dourados, a taxa de ocupação está em 93%. Isso significa que restam apenas 5 vagas para pacientes graves com a doença.
Três Lagoas, que chegou a registrar 100% de ocupação por dias teve um alívio. O sistema mostra que o município do Bolsão tem taxa de 90% de ocupação de leitos UTI covid. Já Corumbá permanece sem vagas para pacientes graves.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.