A UEMS ( Estadual de ) suspendeu todas as solenidades de colação de grau presencial neste período de emergência da pandemia do . A partir de agora, as colações serão feitas em formato remoto. A medida foi publicada na resolução CEPE-UEMS Nº 2.271, de 8 de janeiro de 2021, e consta no Diário oficial desta segunda-feira (11).

As colações de grau serão substituídas pelo formato remoto emergencial, obedecendo ao calendário previamente elaborado pela Assessoria de Cerimonial.

As orientações também estão em consonância com decisão conjunta proferida no âmbito do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), que será aplicada para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso do Sul durante o período em que atravessamos, um momento muito sensível em relação à pandemia da Covid-19 no MS.

Segundo o documento, o formando será orientado pela coordenadoria de curso quanto à retirada do diploma e histórico escolar, a qual deve ser feita seguindo rigorosamente as orientações recebidas.

Todas as colações de grau extraordinárias, em 2021, serão realizadas de forma remota emergencial, até que a Universidade retome suas atividades presenciais.