Cotidiano

Temporada de chuvas já começou em MS: confira dicas para proteger sua casa e evitar transtornos

Pequenos reparos e manutenções ajudam a diminuir chances de vazamentos, por exemplo

Gabriel Maymone Publicado em 27/10/2021, às 14h00

Manutenção evita transtornos em dias de chuva
Manutenção evita transtornos em dias de chuva - Divulgação

O mês de outubro mostrou que o período de chuvas chegou com força total em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, por exemplo, registrou volume 64% acima do esperado para o mês, segundo a meteorologia. Dessa forma, o ideal é prevenir-se e realizar manutenções nos imóveis para evitar transtornos com água. Confira algumas dicas.

Nos próximos meses, entre a primavera e o verão, as chuvas são mais intensas, pois podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e de raios. O problema é agravado pelas enchentes e quedas de árvores. Então, é necessário tomar cuidados, pois o clima instável pode gerar grandes transtornos.

Calhas

Faça uma vistoria e manutenção no sistema de calhas do imóvel, principalmente se estiver perto de árvores, pois as folhas podem entupir e fazer a água transbordar, invadindo o imóvel.

Árvores

Se você possui árvores no quintal ou na calçada do seu imóvel, é necessário ficar atento. A orientação é podar as árvores, pois os ventos intensos podem causar a queda. Caso haja risco de queda, solicite a remoção da árvore.

Infiltrações

Sinal de alerta, as infiltrações devem ser motivo de preocupação, pois sinalizam que algo está errado no imóvel. Isso pode mostrar que a água não está escoando da forma correta, por exemplo, além de comprometer a estrutura da residência.

Telhas

É importante fazer a revisão de telhas, pois pode haver algumas peças com rachaduras ou até mesmo que estejam mal encaixadas e isso pode trazer problemas como infiltrações e vazamentos para dentro do imóvel.


Telhas mal encaixadas ou quebradas podem causar vazamentos dentro do imóvel - Foto: Divulgação

Após uma chuva com granizo também é importante fazer revisão no telhado, para verificar se houve algum dano.

Caixas de passagem

São aquelas caixinhas que ficam ao longo das tubulações da casa. Quando as tampas estão visíveis, basta abri-las e limpá-las, para não acumular sujeira e evitar alagamento. É recomendado que use luva de borracha para retirar os detritos.

Janelas

As janelas podem sofrer com variações do tempo e, com isso, pequenos vãos podem se abrir em volta delas. O ideal é verificar se existe essa brecha e aplicar selante, para evitar que uma chuva com vento forte, por exemplo, faça a água entrar por esses buracos.

Jornal Midiamax