Sistema segue fora do ar e MS não atualiza dados de covid há uma semana

A última atualização de dados ocorreu no dia 10, antes do ataque hacker ao Ministério da Saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS tem uma média móvel de 122
MS tem uma média móvel de 122

Mato Grosso do Sul segue sem atualizações de dados sobre casos e mortes por covid, depois do ataque hacker que derrubou o sistema do Ministério da Saúde. Com o sistema hora do ar, municípios não conseguem registrar as informações e, pela terceira vez, o boletim epidemiológico não será publicado. Além de MS, há mais três estados que também não conseguiram atualizar dados.

Sem dados, a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) também não é realizada nesta sexta-feira (17). A última publicação de boletim epidemiológico de covid ocorreu no dia 10 de dezembro, há uma semana.

A SES informou no início da semana que, em razão dos ataques aos sistemas do Ministério e, principalmente, ao e-SUS Notifica VE, o boletim não pode ser publicado. “Os dados sobre os casos de COVID-19 não foram atualizados pelos municípios por não conseguirem acessar o sistema e fazer as respectivas notificações. Desta forma, inviabiliza a realização da live do Coronavírus”, informou.

Tradicionalmente, a live da SES é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras em Mato Grosso do Sul. A transmissão acontece com a presença do secretário Geraldo Resende, da secretária adjunta Crhistinne Maymone e do assessor técnico coronel Marcello Fraiha. As lives acontecem desde o início da pandemia, com o objetivo de divulgar dados e conscientizar sobre a covid. 

Conteúdos relacionados