Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores se assustam com explosão e siderúrgica de MS terá que assinar acordo

Liberação de substâncias ocorre com frequência na cidade, dizem moradores
Arquivo -

‘Mini explosão’ assustou moradores de , a 140 km de , na manhã de terça-feira (27). O fato aconteceu na siderúrgica Simasul, que deverá passar por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para reduzir a emissão de resíduos.

A liberação, segundo moradores, ocorre, normalmente, no período noturno, mas na manhã de terça-feira (27) foi visto no céu já pela manhã. “Isso acontece mais à noite, pois ninguém vê. Esse deu para filmar porque foi de manhã”, relatou um morador.

Recentemente, o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito para apurar a denúncia de moradores, de que a indústria não possuia filtro e, assim, lançava resíduos cancerígenos no ar.

Conforme a promotora de Justiça, Angélica de Andrade Arruda, ação civil pública já garantiu a instalação dos equipamentos de proteção, no entanto, ainda há problema em relação à emissão de resíduos durante o processo de fabricação do ferro gusa. 

Por fim, o MPMS informou que “a promotoria irá elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta para iniciar as tratativas com a empresa a fim de assinar o acordo para pôr fim ao problema”.

Ao Jornal Midiamax, a Simasul informou que a grande quantidade de fumaça se deu devido a um procedimento de segurança, que envolveu queimar grande quantidade de carvão vegetal úmido. “O carregamento ocorreu após a verificação de níveis de calor acima do normal no silo de
armazenamento de carvão, incidindo em seu resfriamento por água e alocação imediata para queima do produto no forno, conforme padrões de segurança exigidos por nossa brigada”, informou a siderúrgica.

Ainda conforme nota, a empresa pediu desculpa pelo ocorrido. “Informamos que, após o evento, reforçamos os sistemas de segurança já existentes,
ressaltando que, em 15 anos de operação, ocorreram apenas dois eventos dessa natureza, de forma que pedimos sinceras desculpas pelos inconvenientes verificados”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados