Pular para o conteúdo
Cotidiano

SES analisa pedido de ventiladores pulmonares para UPAs junto ao Ministério da Saúde

Com a nova medida do Ministério da Saúde, que libera a disponibilização de leitos de suporte ventilatório pulmonar em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos Socorros. A possibilidade foi oficializada na última quarta-feira (17). Assim, o Governo de Mato Grosso do Sul já está em contato com a Pasta para analisar os prováveis pedidos. […]
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

Com a nova medida do Ministério da Saúde, que libera a disponibilização de leitos de suporte ventilatório pulmonar em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos Socorros. A possibilidade foi oficializada na última quarta-feira (17). Assim, o Governo de Mato Grosso do Sul já está em contato com a Pasta para analisar os prováveis pedidos.

De acordo com a publicação em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), estão liberados os leitos para Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros e UPAs. Antes, o recurso poderia ser instalado apenas em Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais.

Então com a evolução da pandemia, MS enfrenta cenário crítico e de superlotação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19. Nesta quinta-feira (18), eram 102,95% dos leitos ocupados. São 489 pacientes sendo tratados em instalações hospitalares, mas existem apenas 475 UTIs registradas.

Ou seja, são 14 pessoas sendo atendidas além da capacidade do Estado. Diante da situação, a SES informou ao Jornal Midiamax “que está analisando a viabilidade do pedido junto ao Ministério da Saúde”.

“Apesar de terem uma estrutura mais simples que uma UTI, os leitos de suporte ventilatório pulmonar estão aptos a receber pacientes moderados para tratamento adequado”, destacou o Ministério.

Espera de vagas

A superlotação causa fila de espera para novas internações e atualmente 136 pessoas esperam vagas de UTIs em todo o Estado.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), até o começo da noite da última quarta-feira (17), 136 pacientes aguardaram liberação de leitos UTI para Covid-19. Assim, o maior número de espera é para Campo Grande.

O município que também passa por superlotação de 107% nestes leitos, está sendo requisitado para atender pacientes de outras cidades.  A situação já havia sido admitida pela promotora de Justiça da Saúde, Filomena Fluminhan. “A demanda é muito diferente da anterior e Campo Grande não está recebendo pacientes do interior”, ressaltou.

Então, são 110 pacientes que aguardam vagas para internações em UTIs na Capital. No entanto, segundo a lista, são 92 pacientes apenas de Campo Grande que aguardam leito apenas na cidade.

Assim, o CORE (Complexo Regulador Estadual) tem 20 pessoas na lista de espera. Por fim, a região de Dourados possui seis pacientes da própria cidade que aguardam vagas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)