A (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia) publicou chamada pública para a compra de alimentos da familiar em Campo Grande. Os alimentos serão doados a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastradas pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).

Para se habilitarem, os agricultores familiares precisam estar enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O programa tem como objetivo apoiar e incentivar a agricultura familiar disponibilizando um canal público de venda com garantia de renda, incentivo à produção local e diminuição da evasão do homem no campo. Com isso, também atende as populações em situação de risco de alimentar com produtos de qualidade nutricional produzidos pelo pequeno agricultor.

Conforme informa a Prefeitura, a secretaria oferecerá a cerca de 100 famílias de agricultores familiares uma oportunidade de comercialização. Para este ano serão disponibilizados  R$ 650 mil, sendo limitado a R$ 6,5 mil para cada produtor inscrito.

“A liberação desse valor contribui com a manutenção destas famílias com a garantia de uma renda certa, ajudando as mesmas a permanecerem na atividade de produção de alimentos. Contribui também para estimular a qualificação dos sistemas de produção, com a orientação técnica nos processos que inicia no plantio e termina na comercialização. São atendidas pelo PAA cerca de 55 mil pessoas, inscritas em 34 entidades e 40 unidades da SAS em Campo Grande”, informou a Prefeitura. 

Serão aceitas propostas preferencialmente de agricultores familiares individuais da Capital. O período para inscrição segue 28 de abril de 2021 das 7h30 às 13h30 na Sedesc, localizada na  rua Doutor Antônio Alves Arantes, nº 263, bairro Chácara Cachoeira.

Confira o edital no Diário Oficial de Campo Grande, a partir da página 16.