O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou que Mato Grosso do Sul registrou três casos da nova variante do coronavírus (Covid-19). As amostras dos pacientes estão sob análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) em .

“Tem investigação sim. Estamos seguindo as normativas do , mas até agora ainda não recebemos a confirmação”, explica Resende. Um laboratório em São Paulo faz a análise das amostras de MS. “Todas que tiverem alguma suspeita são encaminhadas para lá”, pontuou.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que as três amostras foram enviadas para sequenciamento e seguem em análise no laboratório de referência nacional. “Quando há algum caso suspeito com histórico de viagem a locais com circulação da nova variante ou casos com clínica e evolução diferenciadas, a área técnica e CIEVS estadual acionam o Lacen para envio de tais amostras para a referência”, pontuou o órgão.

Então, o Ministério da Saúde informa que a mutação do coronavírus atinge, além de e São Paulo, os estados de Ceará, , Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na Bahia e houve um episódio autóctone registrado no Rio Grande do Sul.

Essa mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em . É mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal. Em São Paulo, estado vizinho de MS, já são 25 casos confirmados da variante brasileira.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), três variantes do coronavírus estão se espalhando rapidamente por todo o mundo: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira).