Os municípios de podem começar a vacinar a população por faixa etária a partir desta sexta-feira (28). Com o aval do Ministério da Saúde, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) determinou o uso de 70% das doses em estoque para este público. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira.

Conforme a publicação, 70% das doses recebidas esta semana devem ser destinadas “para vacinar grupos por faixa etária em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade”, segundo o texto.

Assim, os outros 30% serão empregados para concluir a vacinação dos grupos prioritários previstos pelo PNI (Plano Nacional de Imunização). Campo Grande, por exemplo, está vacinando caminhoneiros, empregados da indústria, construção e trabalhadores de transportes.

Então, para as próximas remessas de vacina que MS receber, a SES irá calcular a estimativa de pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos para dividir a quantidade de doses que cada município receberá. 

Por fim, o texto determina que o município que concluir a vacinação dos grupos prioritários, realocarão o percentual de doses para contemplarem o público em geral.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a vacinação por idade torna o acesso da população à vacinação mais democrático. “Vacinando por faixa etária garante o acesso de todos a imunização e ajuda a ampliar cada vez mais a imunização da população de Mato Grosso do Sul”, destacou.