Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa realiza primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e quarta do ano

A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no hospital e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana. A OPO […]
Arquivo -

A Santa Casa de realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana.

A OPO (Organização de Procura de Órgão), acolheu os familiares dos pacientes, que autorizaram a doação dos órgãos e tecidos. O enfermeiro Rodrigo Gomes e coordenador do setor explica que o atendimento humanizado no hospital, desde a entrada do paciente, é o primeiro passo para que as famílias enlutadas entendam a importância desse gesto que salva diversas vidas.

“Nós agradecemos às famílias que, a partir dessa autorização, possibilitam a melhora e a qualidade de vida dos pacientes que estão em fila aguardando por um órgão. Sem essa consciência, não seria possível realizarmos essa transformação na vida de outros pacientes e familiares”, disse Rodrigo.

O fígado captado foi enviado para o em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Um dos rins foi compatível com um paciente em e também foi encaminhado, horas depois, para o Estado em voo comercial.

O outro rim foi disponibilizado para uma paciente do interior de Mato Grosso do Sul que aguardava há um ano na fila de , com um quadro grave de insuficiência renal. Já as córneas foram disponibilizadas para o Banco de Olhos da Santa Casa, que atende principalmente às demandas da urgência e emergência da oftalmologia.

Em 2021, já foram registradas, até agora, doação que somam 8 rins, 3 fígados e 3 corações na unidade. O processo de doação começa a partir da confirmação de morte encefálica constatada por meio de exames protocolares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados