Santa Casa realiza primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e quarta do ano
A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no hospital e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana. A OPO […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (4), a primeira captação de órgãos e tecidos de fevereiro e a quarta do ano, O doador, um paciente que morava no interior do Estado, que estava internado no hospital e sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico, evoluiu para morte encefálica esta semana.
A OPO (Organização de Procura de Órgão), acolheu os familiares dos pacientes, que autorizaram a doação dos órgãos e tecidos. O enfermeiro Rodrigo Gomes e coordenador do setor explica que o atendimento humanizado no hospital, desde a entrada do paciente, é o primeiro passo para que as famílias enlutadas entendam a importância desse gesto que salva diversas vidas.
“Nós agradecemos às famílias que, a partir dessa autorização, possibilitam a melhora e a qualidade de vida dos pacientes que estão em fila aguardando por um órgão. Sem essa consciência, não seria possível realizarmos essa transformação na vida de outros pacientes e familiares”, disse Rodrigo.
O fígado captado foi enviado para o Distrito Federal em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Um dos rins foi compatível com um paciente em Brasília e também foi encaminhado, horas depois, para o Estado em voo comercial.
O outro rim foi disponibilizado para uma paciente do interior de Mato Grosso do Sul que aguardava há um ano na fila de transplante, com um quadro grave de insuficiência renal. Já as córneas foram disponibilizadas para o Banco de Olhos da Santa Casa, que atende principalmente às demandas da urgência e emergência da oftalmologia.
Em 2021, já foram registradas, até agora, doação que somam 8 rins, 3 fígados e 3 corações na unidade. O processo de doação começa a partir da confirmação de morte encefálica constatada por meio de exames protocolares.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.