Moradores do não suportam mais conviver com o cheiro e a fumaça das queimadas na região. Os focos de incêndio se multiplicaram nas últimas semanas com o início do clima mais seco. Para piorar, um casal em motocicleta foi flagrado ateando fogo em terrenos baldios pela região.

A situação causa transtornos a quem mora no bairro como, por exemplo, a servidora pública Emanoelly Gomes Siqueira Adorno, que precisou lavar novamente todas as roupas que estavam no varal, pois estavam com cheiro forte de f umaça. “Tenho uma bebê de 4 meses e um filho de 7 anos, que tem bronquite, e estamos trancados dentro de casa, com umidificador ligado. Gasto de água vai vir excessivo, pois tenho que jogar água na varanda, às vezes, duas vezes por dia, por conta da foligem. É muito complicado, pois estou toda congestionada [vias respiratórias], meu filho está todo congestionado por conta de cheiro de fumaça”, reclama.

Assim, ela relatou que percebeu aumento no número de queimadas há cerca de 1 semana. “Dia e noite, toda hora. Está insuportável”.

Quem também se revolta com a situação é a moradora Fábia Aparecida da Silva Britez. “Está tenso nos últimos dias. Todo santo dia um terreno pega fogo”, disse, acrescentando que já foi noticiado na página do bairro para não colocarem fogo, pois além de tudo é crime.

Em uma postagem feita na página do bairro, uma moradora relatou ter flagrado um casal numa moto ateando fogo em um terreno baldio na região. “Ele parou a moto dele. Eu corri para chegar mais perto e ele montou na moto e saiu. É um rapaz moreno, baixo e magro. Estava acompanhado de uma mulher na garupa. Pararam só para colocar fogo nesse mato e fugiram”, disse.

É crime

De acordo com o artigo 18-A, do Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande (Lei Municipal n. 2.909, de 28 de julho de 1992), é proibido promover queimadas, mesmo em pequenas proporções, como o fogo em folhagens nos quintais.

Por isso, é importante o cidadão denunciar ocorrências de queimadas.pelo 156. O valor da multa varia de R$ 2.414,50 a R$ 9.658,00.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.