Pular para o conteúdo
Cotidiano

Projeto quer criar normas e estabelecer ensino híbrido nas escolas de Campo Grande

Projeto de lei enviado à Câmara Municipal de Campo Grande prevê normas para inclusão do método de ensino híbrido na Reme (Rede Municipal de Ensino). O sistema é caracterizado pela aprendizagem em aulas presenciais e também usando recursos digitais, com o ensino remoto. A ideia começa a ser adotada no mundo todo por causa da […]
Arquivo -

enviado à Câmara Municipal de prevê normas para inclusão do método de ensino híbrido na Reme (Rede Municipal de Ensino). O sistema é caracterizado pela aprendizagem em aulas presenciais e também usando recursos digitais, com o ensino remoto. A ideia começa a ser adotada no mundo todo por causa da pandemia de coronavírus, ainda ativa.

Segundo o texto, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD), a possibilidade de ensino à distância tem de abranger estudantes com ou sem internet, contudo, os que não têm, deverá informar à direção da escola para que possa ser disponibilizada aulas por meios alternativos, como TV, rádio, aulas gravadas em mídia de DVD ou pendrive.

Na justificativa, é citado que algumas realidades mudaram ‘de forma drástica’, por causa do coronavírus. “Não sendo possível apenas contornar a situação, mas desconstruí-la e recomeçar do zero, pois acredito que entramos na verdadeira revolução digital”. A suspensão das aulas presenciais ao longo de praticamente todo 2020 ressaltou ainda mais a diferença entre a rede pública e privada de ensino, completa. “Sendo esta dissonância uma questão social que é objeto de numerosos debates e políticas públicas”.

De fato, na rede particular a adaptação e possibilidade de aulas virtuais pareceu ser bem mais acessível. O EAD (Ensino à Distância) também já era realidade, ao menos em universidades e faculdades. Para o autor do projeto, essa diferença entre as redes de ensino é um dos maiores desafios atuais que, ‘sem sombra de dúvidas’, foi ampliado no cenário pandêmico.

O projeto de lei é fruto de ideia da professora Maria Helena Santana Reis, graduada em Pedagogia pela ( Federal de Mato Grosso do Sul) e especialista em educação especial, em organização do trabalho pedagógico do professor alfabetizador e em mídias na educação. Em 2003, a profissional foi vencedora do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, do MEC (Ministério da Educação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados