A Prefeitura de informou que está em fase final de acordo para garantir abertos os 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) utilizados para o tratamento da no município. A negociação se fez necessária porque o Hospital Universitário da (Universidade Federal de Grande Dourados) a desativação dos leitos.

“Não deixaremos que Dourados fique sem leitos de UTI Covid-19. Caso seja necessário, nós vamos assumir integralmente essa responsabilidade, seja em hospitais conveniados ou no Hospital da Vida”, afirmou o prefeito (PP).

Segundo ele, mesmo com o arrefecimento da pandemia no município, fato que pode ser constatado por meio do avanço da vacinação na nossa cidade, que é divulgado diariamente no vacinômetro e a diminuição do número de casos de Covid-19, “é necessário ter um mínimo de leitos disponíveis para a população”.

Ainda segundo a prefeitura, o fechamento dos leitos de UTI utilizados para o tratamento da Covid-19 pelo Hospital Universitário da UFGD, é uma decisão da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que é responsável pelo HU (Hospital Universitário) administrativamente.

A EBSERH começou em todo o Brasil um processo de descredenciamento de leitos de UTI Covid via SUS por falta de demandas, já que o número de casos confirmados de Covid-19, felizmente, está baixo.

Em Dourados, de acordo com a prefeitura,  estava previsto o fechamento dos leitos de UTI Covid via SUS em outubro. No entanto, o prefeito Alan Guedes esteve em Brasília conversando com a direção da EBSERH nacional e conseguiu garantir com essa tratativa, mais dois meses de ativação, que seriam até o mês de dezembro.