Nos hotéis, o principal foi revisar o ar-condicionado e abastecer o estoque de bebidas para os turistas aguentarem o “calorão” da cidade. Já nas lojas, o reforço foi na mercadoria e atendimento, tudo para visita do presidente Jair Bolsonaro na cidade paraguaia, vizinha a Porto Murtinho, no sul do Estado, nesta segunda-feira (13).

“Eu já estava fazendo uma reforma na fachada e em outro espaço para aumentar o hotel, pois recebo muitos fazendeiros e pessoas do também. Só que agora, excepcionalmente, lotamos tudo por aqui com a vinda do presidente”, afirmou ao Jornal Midiamax o dono de um hotel, Marco Aurélio Nunes dos Santos, de 53 anos.

Segundo Nunes, parte da equipe de segurança do Bolsonaro já está instalada na cidade, além de políticos e integrantes do projeto da rota bioceânica. “Nós verificamos todo o sistema do ar-condicionado para hospedar estas pessoas, além de reforçar todo o estoque de bebidas. Aqui o calor é muito grande, então, é necessário. E essa movimentação toda está desde o dia 9. O pessoal chegou adiantado e aí vão aproveitar para conhecer a cidade e o Paraguai antes”, argumentou Marco Aurélio.

Cidade fronteiriça virou destino para muitos nos últimos dias com a visita do presidente. (Foto: Marcos Ermínio)

 

Ainda de acordo com o empresário, o comentário na cidade é que, nesta segunda (13), dezenas de vans vão chegar à cidade, em sua maioria vindas de , na região sudoeste do Estado.

“Tem muita gente que já está em Bonito e amanhã estará vindo de van. É bem rápido e as pessoas já aproveitam a viagem para conhecerem esses dois lugares”, comentou o empresário.

A dona de uma sorveteria na rua Joaquim Murtinho, região central da cidade, também viu a movimentação aumentar há 4 dias. A empresária Kelly dos Santos da Silva, de 30 anos, também diz que aumentou a oferta de sabores e ainda climatizou todo o espaço para receber os clientes.

“Eu inaugurei o espaço aqui há 3 meses e as expectativas não só com a vinda do presidente, mas da rota bioceânica para a cidade, são as melhores possíveis. A gente espera sempre mudanças melhores e aí investimos, aumentamos tudo e a movimentação está muito boa nesses dias. Até o número de freezers também aumentamos para ter muitos sabores para os clientes”, alegou Kelly.

Kelly investiu na sorveteria para receber turistas e autoridades. (Foto: Marcos Ermínio/ Jornal Midiamax)

 

Já o proprietário de uma farmácia, Sidney Marques Pereira, de 43 anos, comenta que “está vendo e atendendo muita gente diferente” desde a semana anterior.

“Já veio muita gente diferente, de outras cidades aqui nos últimos dias. Tem gente do staff do presidente e inclusive gente pedindo itens em verde e amarelo. Eu até me arrependi de não pensar em nada neste sentido antes para vender. Mesmo assim as expectativas de venda são as melhores possíveis”, finalizou.

Visita presidencial

Bolsonaro estará em para lançamento da pedra fundamental da Ponte Bioceânica. O evento, que tem previsão de começar às 10h, também contará com a presença do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez. 

agenda tinha sido cancelada na última semana — e remarcada para janeiro — por um evento que seria realizado na Colômbia no mesmo dia. Porém, segundo informado pelo governo do Estado, a previsão de lançamento da pedra fundamental da Ponte Bioceânica voltou a ser o dia 13 de dezembro, contando com a presença dos dois presidentes.

Rota Bioceânica

A ponte que será construída é considerada a principal obra da Rota Bioceânica, levando desenvolvimento para os quatro países do trajeto (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), promovendo maior integração em diversas áreas e reduzindo as distâncias e o valor do frete das importações e exportações de produtos para o mercado asiático.

Além disso, a Rota Bioceânica vai transformar MS em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias. A Ponte Bioceânica terá um comprimento de 680 metros, duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.