Pular para o conteúdo
Cotidiano

Passaporte da vacina é realidade em pelo menos 5 estados, mas MS não tem previsão de adotar exigência

Em Campo Grande, projeto chegou a ser protocolado na Câmara, mas foi arquivado por vereadores
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

Cinco estados brasileiros já adotaram o chamado ‘passaporte da vacina’ no país e, nesta quinta-feira (25), a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a exigência de vacinação contra a Covid para visitantes do Brasil. Outros estados avaliam a medida, no entanto, não está incluído, pois não tem previsão de adotar a exigência.

Em contato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), foi informado que a medida não é cogitada atualmente e a recomendação é que a população siga as medidas de biossegurança vigentes. “A Secretaria de Estado de Saúde informa que não há previsão [para adotar a exigência]”, disse em resposta à reportagem.

Os estados de , Amazonas, Pará, e Espírito Santo são os que exigem o passaporte. Já Santa Catarina adotou uma categoria de passaporte válido apenas para eventos, mas que pode ser substituído por um teste RT-PCR realizando nas últimas 72 horas.

Em São Paulo, o governo deu autonomia para que cada município decida sobre o tema. No entanto, desde 29 de agosto, é obrigatório apresentar comprovante de vacinação para eventos com mais de 500 pessoas. No Rio de Janeiro, secretário de saúde encaminhou ofício ao Governo Federal solicitando o passaporte para os foliões no Carnaval 2022.

Em MS, cidade adotou

O município de Nova Andradina passou a exigir a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso e permanência em todos os estabelecimentos comerciais e locais de uso coletivo do município. A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial e entrou em vigor no dia 12 de novembro.

De acordo com a publicação, a medida tem como objetivo a imunização completa da população, aqueles que se recurem a receber o imunizante terão restrições para exercer certas atividades ou para frequência em determinados lugares. Somente as pessoas que não cumpriram o critério para receber a imunização (como o cronológico) ou apresentar contraindicação médica não precisam vacinar-se.

São considerados estabelecimentos e locais de uso coletivo: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, de condicionamento físico e clubes sociais; estádios esportivos, ginásios esportivos, associações esportivas e de recreação, quadras esportivas das unidades escolares, haras e arenas; teatros, salões de jogos, circos, recreação infantil e adulto; praças, shows e eventos de confraternizações, festas de aniversário, “happy hour” e comemorações diversas (locais públicos e privados); locais de visitação turísticas, museus, galerias, feiras e parques de diversões; conferências, convenções, feiras e reuniões comerciais.

Projeto polêmico

Quando protocolado na Câmara, o projeto da vereadora Camila Jara (PT) e do vereador Ayrton Araújo (PT) gerou polêmica. O projeto, arquivado pelos vereadores no dia 18 de novembro, previa a obrigatoriedade do passaporte da imunidade contra Covid-19 para diversas atividades.

Dentre elas, estavam espetáculos culturais, artísticos e esportivos realizados no âmbito público ou privado da Capital. Uma audiência pública foi realizada após repercussão do passaporte da vacina em .

Realizada em 27 de setembro, a audiência foi marcada por tensão e confusão. A reunião contou com manifestantes que criticavam o projeto que exige a vacinação contra a Covid-19 e até mesmo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, alterado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime