MS é o único estado no país com baixo risco de transmissão de covid, aponta epidemiologista
Levantamento indica que MS é o estado com menor atividade do coronavírus
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com 63,8% da população completamente imunizada, Mato Grosso do Sul conseguiu reduzir drasticamente os números da pandemia e até ficou cinco dias sem mortes por coronavírus na última semana. Mesmo depois de perder a liderança no ranking da vacinação, o cenário continua muito positivo e MS é o único estado do país com baixo nível de transmissão do coronavírus.
O levantamento foi feito pelo epidemiologista Wanderson Oliveira, doutor em epidemiologia que atuou como Secretário Nacional de Vigilância em Saúde no ano passado, na gestão do então ministro Luiz Henrique Mandetta. A análise feita pelo pesquisador indicou que Mato Grosso do Sul tem apenas 8% de taxa de positividade para exames RT-PCR.
“O Mato Grosso do Sul é o único Estado que conseguiu atingir e manter o nível de risco baixo para transmissão da Covid-19. Este resultado é produto da baixa incidência, confirmada pela positividade dos testes de RT-PCR resultante do SIVEP-Gripe na maioria das vezes, da incidência que também inclui a confirmação por testes de antígenos e clínicos-epidemiológicos e na análise do Rt (taxa de transmissão) realizado pela UnB (Universidade de Brasília)”, explicou.
O levantamento foi feito com base nos dados registrados nas semanas entre os dias 10 e 23 de outubro. Oliveira ainda cita que Mato Grosso do Sul conquistou os resultados devido à elevada e homogênea cobertura vacinal, com a população que completou o esquema com dose única ou duas doses. “Atualmente, MS é o Estado com menor atividade do coronavírus no Brasil e vem com tendência de queda sustentável há 3 semanas. O Estado de São Paulo está próximo de atingir baixo nível de risco. Atualmente está com 9 pontos, subiu um ponto e está no limiar de moderado para baixo”, disse o epidemiologista.
Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (25), o secretário Geraldo Resende comentou sobre o levantamento. “Ele [pesquisador Wanderson] é uma das maiores autoridades do país em epidemiologia e fez uma publicação de que nós somos o estado número 1 no país com risco baixo para transmissão da covid-19”, disse.
Resende pontuou que a marca é resultado da vacinação e de estratégias adotadas ao longo da pandemia. “É fruto de todas as estratégias, do planejamento que fizemos no enfrentamento da covid e o processo de imunização homogêneo, o que possibilitou conquistar esse baixo nível de transmissão”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Últimas Notícias
Benefícios sociais foram os que mais sofreram alterações no pacote fiscal
Foram 11 mudanças no texto do relator na Câmara
Motociclista é socorrida com ferimentos graves após ser arremessada por cerca de 10 metros no interior de MS
O condutor do veículo fugiu do local
Náutico e Instituto Ismaily disputam título do Estadual Sub-17 neste sábado
A partida encerra o calendário de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul em 2024
Discussão por cancelamento de corrida acaba com motorista de aplicativo esfaqueando cliente em Campo Grande
Na unidade de saúde, a polícia foi informada que o golpe foi superficial, não atingindo nenhum órgão, mas que ele seria encaminhado para Santa Casa para melhor avaliação.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.