Com 63,8% da população completamente imunizada, conseguiu reduzir drasticamente os números da pandemia e até ficou cinco dias sem mortes por coronavírus na última semana. Mesmo depois de perder a liderança no ranking da vacinação, o cenário continua muito positivo e MS é o único estado do país com baixo nível de transmissão do coronavírus. 

[Colocar ALT]
Fonte: Epidemiologista Wanderson Oliveira

O levantamento foi feito pelo epidemiologista Wanderson Oliveira, doutor em epidemiologia que atuou como Secretário Nacional de Vigilância em Saúde no ano passado, na gestão do então ministro Luiz Henrique Mandetta. A análise feita pelo pesquisador indicou que Mato Grosso do Sul tem apenas 8% de taxa de positividade para exames RT-PCR. 

“O Mato Grosso do Sul é o único Estado que conseguiu atingir e manter o nível de risco baixo para transmissão da Covid-19. Este resultado é produto da baixa incidência, confirmada pela positividade dos testes de RT-PCR resultante do SIVEP-Gripe na maioria das vezes, da incidência que também inclui a confirmação por testes de antígenos e clínicos-epidemiológicos e na análise do Rt (taxa de transmissão) realizado pela UnB (Universidade de Brasília)”, explicou. 

O levantamento foi feito com base nos dados registrados nas semanas entre os dias 10 e 23 de outubro. Oliveira ainda cita que Mato Grosso do Sul conquistou os resultados devido à elevada e homogênea cobertura vacinal, com a população que completou o esquema com dose única ou duas doses. “Atualmente, MS é o Estado com menor atividade do coronavírus no Brasil e vem com tendência de queda sustentável há 3 semanas. O Estado de São Paulo está próximo de atingir baixo nível de risco. Atualmente está com 9 pontos, subiu um ponto e está no limiar de moderado para baixo”, disse o epidemiologista. 

Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (25), o secretário comentou sobre o levantamento. “Ele [pesquisador Wanderson] é uma das maiores autoridades do país em epidemiologia e fez uma publicação de que nós somos o estado número 1 no país com risco baixo para transmissão da covid-19”, disse. 

Resende pontuou que a marca é resultado da vacinação e de estratégias adotadas ao longo da pandemia. “É fruto de todas as estratégias, do planejamento que fizemos no enfrentamento da covid e o processo de imunização homogêneo, o que possibilitou conquistar esse baixo nível de transmissão”.