As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) iniciam nesta terça-feira (6) e deverão ser realizadas de forma online. São mais de 209 mil ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais.

Em nota, o MEC (Ministério da Educação) pede que os candidatos “tenham tranquilidade para acessar o sistema durante todo o período de inscrição”, para evitar o risco de eventuais sobrecargas no sistema do e no portal de serviços do .

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do Sisu, do dia 6 até as 23h59 do dia 9 de abril (horário de Brasília). Não há qualquer cobrança de taxa para a inscrição. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

Como se inscrever

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), edição de 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal, da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020.

Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços do governo federal.

O MEC orienta que aqueles que precisarem recuperar esses dados já devem providenciá-los com antecedência