Após o Ministério da Saúde negar pedido para que Mato Grosso do Sul recebesse doses da vacina da Janssen suficientes para imunizar toda a população do estado, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que “é impossível reverter esse processo”. Assim, MS receberá 38,4 mil doses. A data de envio ainda não foi informada.

Isso porque, segundo explicou, o governo federal já havia informado aos estados a quantidade que seria destinada a cada  unidade da federação. Dessa forma, cada estado já estava com planejamento pronto para aplicação dessa vacina, que exige somente 1 dose.

“Já haviam publicizado, então os estados estavam com planejamento para aplicar as doses. É impossível reverter esse processo”, declarou.

Entretanto, Resende está confiante quanto ao pedido de doses extras para enviar aos municípios da fronteira, em que é muito comum ter brasileiros vivendo no país vizinho.

Pedido do Cosems

O plano seria vacinar toda a população de MS em apenas cinco dias, segundo pedido do Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de ).

A justificativa era de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicada até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º estado do país em vacinação, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relatava a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.

Nos trendings do Twitter 

Na esperança de mobilizar a população para pressionar o Ministério pela vacinação em massa, os políticos do Estado se reuníram nesta quarta e se mobilizaram pelas redes sociais, em idas ao Ministério e encaminhando pedidos. A vereadora de Campo Grande, (PT) levantou campanha em suas redes sociais. Com a hastag #vacinageralms, a vereadora apontou as contas dos parlamentares, para que a população os pressionem em relação ao pleito. A mobilização, inclusive, está entre os principais assuntos comentados no Twitter.