A justificativa era de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicada até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º estado do país em ção, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relatava a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.

Nos trendings do Twitter 

Na esperança de mobilizar a população para pressionar o Ministério pela vacinação em massa, os políticos do Estado se reuníram nesta quarta e se mobilizaram pelas redes sociais, em idas ao Ministério e encaminhando pedidos. A vereadora de Campo Grande, Camila Jara (PT) levantou campanha em suas redes sociais. Com a hastag #vacinageralms, a vereadora apontou as contas dos parlamentares, para que a população os pressionem em relação ao pleito. A mobilização, inclusive, está entre os principais assuntos comentados no Twitter.

Marcio Fernandes, deputado estadual do MDB, disse na noite de quarta-feira (9) que apresentará, na sessão desta quinta-feira (10), um ofício pedindo ao Ministério da Saúde as doses da Jansen. “Já provamos na prática que temos logística necessária para colocar no braço de todos os sul- mato-grossense antes do prazo de vencimento dela”.

A deputada federal (PSDB-MS) também manifestou apoio ao pedido do Consems e afirmou que foi ao Ministério da Saúde, ainda ontem. “Os hospitais estão lotados, não há leitos, pessoas estão morrendo. Precisamos da vacina e vamos trabalhar para leva-la para o Mato Grosso do Sul o quanto antes”.

Fábio Trad, deputado federal pelo PSD, disse em suas redes sociais que toda a bancada federal de MS está pressionando o ministério, ‘para que sensibilize com a situaçao pandêmica’. A logísitica de distribuição foi um dos motivos também citado por ele. “Basta vir a vacina, se ela vier, nós conseguiremos vacinar 100% da população. Se conseguimos vacinar rapidamente, por que correr o risco de fazer com que a vacina perca a validade”.