Entre compras e dívidas, segunda parcela do 13º já esquenta comércio no centro de Campo Grande

Roupas para o fim do ano e quitação de dívidas estão entre os principais destinos para o dinheiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Compras no centro de Campo Grande
Compras no centro de Campo Grande

Termina nesta segunda-feira (20) o prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º salário. O valor refere-se à segunda metade do salário extra, com a retirada de impostos obrigatórios, como contribuição para o INSS. Coincidência ou não, a Rua 14 de Julho, uma das ruas comerciais mais movimentadas da cidade, parece ser reflexo do pagamento, como previsto pelos lojistas.

Mas, enquanto a maioria promete aguardar o 13º para quitar impostos ou zerar dívidas, há quem tenha planos bem diferentes.

Como a auxiliar de serviços gerais, Rosangela Corrêa, de 39 anos. Ao Jornal Midiamax, ela afirmou que irá utilizar o 13º para viajar. Ela foi ao centro para comprar peças de vestuário e completar a mala da viagem, mas garante que não pretende gastar muito.

[Colocar ALT]
Rosangela Corrêa (Foto: Ranziel Oliveira / Jornal Midiamax)

“Eu, meu marido e meus filhos vamos viajar para a região Sul, passar o fim de ano com a família. Vamos para Santa Catarina, mas não iremos para praia, gasta muito e o 13º não cobre tudo”, explicou Rosângela, que aproveitou para comprar roupas e um chinelo para viajar.

Também realizando compras para o fim do ano, o servente de pedreiro Romário do Nascimento, de 23 anos, quitou dívidas. Como sobrou uma graninha, foi garantir o look para a virada de ano. “Estava vendo se ia sobrar dinheiro, paguei o cartão e sobrou um pouco. Agora, estou comprando roupas para trabalhar e uma camisa e calça para o fim do ano, e pro meu filho também”, explicou.

Pagando contas

Para o coordenador administrativo, Daniel Olarte, de 43 anos, a segunda parcela do 13º já tem um planejamento fixo na sua vida, sempre destinada às contas do começo do ano. “Todo ano, eu guardo a segunda parcela para pagar contas. Eu sei que janeiro vem um monte de conta, e eu já me programo pra ter esse dinheiro sobrando”, detalhou.

Para a autônoma Juliana Moreira, de 36 anos, as dívidas consumiram boa parte da renda do ano, e o 13º foi a saída para aliviar as contas. “Tenho seis filhos, vou pagar as contas da casa, além da água e luz”, disse ela.

Horário especial

De olho nas vendas para o Natal, o comércio começou a atender em horário especial em Campo Grande já no começo do mês. As lojas devem atender em horário estendido até o dia 23 de dezembro. De acordo com o sindicato dos trabalhadores do comércio, o horário de funcionamento das lojas até o próximo dia 23 (quinta-feira) segue até as 22 horas.

Ontem, 19 de dezembro, foi o último domingo do ano com atendimento dos 9h às 18h. No dia 24 de dezembro, o atendimento segue até as 17h e 31 de dezembro até as 16h. Há exceção aos estabelecimentos localizados nos Shoppings e Centros Comerciais localizados nos hipercenters, que prorrogarão no dia 24 das 9h às 19h e no dia 31 das 9h às 18h.

Conteúdos relacionados

chuva