Em quatro meses, Santa Casa de Campo Grande captou 54 córneas para transplantes
A associação beneficente é referência em atendimentos oftalmológicos de urgência e emergência
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Santa Casa de Campo Grande divulgou nesta terça-feira (11) que nos primeiros quatro meses do ano teve 27 pacientes doadores de córneas e 54 córneas captadas e processadas.
A associação, que é referência em atendimento oftalmológico de urgência e emergência no Estado, informou que a busca por doadores para captar, processar e distribuir tecidos oculares humanos continua, e com o objetivo de proporcionar aos pacientes transplantados uma nova perspectiva de vida.
Nesse mesmo período, foram realizados cinco transplantes de córneas na Santa Casa e mais 32 foram feitos em outras instituições. Já os transplantes de escleras houveram apenas sete realizados em outras instituições.
A Santa Casa é referência em atendimentos oftalmológicos de urgência e emergência e o único hospital no Estado a oferecer o serviço 24h pelo SUS – Sistema Único de Saúde. De acordo com o hospital, ações de incentivo estão sendo promovidas tanto para os profissionais de saúde, quanto para os familiares de possíveis doadores. O objetivo é reduzir as filas de espera por um transplante no Estado, especialmente para o de córnea.
“Todo paciente que vem a falecer é um potencial doador de córneas. No Brasil, para se tornar um doador de órgãos não é preciso registrar nada por escrito, basta apenas conversar com a família e deixá-la ciente do desejo”, ressaltou Drª Cristiane Bernardes, diretora do Banco de Olhos do hospital.
Nesse período de enfrentamento à COVID-19, a captação do tecido ficou mais restrita devido a uma determinação do Ministério da Saúde e orientação da Associação Panamericana de Banco de Olhos, Abapo, para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.
Vale lembrar que o transplante mais realizado no mundo é o de córnea, membrana transparente do olho que capta as imagens e, frequentemente, é comparada ao vidro de um relógio por estar localizada na frente do globo ocular.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.