Começa na segunda-feira (8), o retorno do ano letivo da Reme (Rede Municipal de Ensino) de . Por conta da pandemia de , as aulas devem ser à distância, e para se reparar, professores e servidores passam por treinamento, nesta quarta-feira (3).

As 98 escolas municipais se encontraram de forma presencial e remota, segundo o superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da (Secretaria Municipal de Educação), a reunião tinha objetivo de organizar o cronograma pedagógico deste ano.

“Este é um momento de refletirmos sobre os erros e acertos do ano de 2020, para planejar e atender com totalidade e excelência nossos alunos. Espera-se que o ano seja mais produtivo, pois professores e pais estão mais familiarizados com as novas dinâmicas de ensino e as ferramentas que temos à disposição”, afirmou Ricardo Oliveira, diretor da Municipal Carlos Henrique Schrader, no Flamboyant.

As reuniões terão continuidade durante toda a semana, para orientações e planejamento da equipe pedagógica e administrativa. “A formação está trazendo todas as orientações, com antecedência, para que tenhamos um ano letivo organizado. Como já temos a experiência do ano anterior e estamos tendo todo o respaldo da e da direção escolar, acreditamos que será um ano muito mais tranquilo”, disse a professora de Sibelis França Rocha, que leciona na Escola Municipal Arlindo Lima.

Neste ano, a rede implementou o Referencial Curricular Circunstancial, que deve estuda e considera diferentes realidades de cada comunidade escolar; cadernos de atividades de apoio e direcionamento das ações pedagógicas. Nestes cadernos, as atividades são compostas de textos-bases, enunciados, quatro alternativas de múltipla escolha e resposta única. A aplicação será de 8 a 12 de fevereiro.

Para os ,7,5 mil professores, também continuar as atividades de formações on-line do Programa Reflexões Pedagógicas, que serão transmitidas nos dias 4 e 5 de fevereiro, durante a jornada pedagógica, com o objetivo de apresentar as estratégias para o atual ano letivo.

Além dos cadernos impressos, os alunos continuam a ter acesso às aulas por meio da TV Reme (canal 4.2 da TV, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados por professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios).